+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapepi lança edital de mais de 1 milhão de reais para pesquisas em saúde no Piauí

gz_fileO edital do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (SUS): gestão compartilhada em saúde (PPSUS), edição 2012 foi lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). O edital é fruto de uma parceria firmada entre a Fundação com a Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), com o Ministério da Saúde (MS) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 valor dos recursos para financiamento do Programa é oriundo do Departamento de Ciência eTecnologia (DECIT), vinculado ao Ministério da Saúde e do Tesouro Estadual do Piauí.

Esse é um grande edital da Fapepi. A gente vai disponibilizar recursos da ordem de mais de 1milhão de reais. A gente vai contratar propostas de aproximadamente 70 mil reais. Então a idéiada Fapepi, do Governo do Estado como um todo, e da Sesapi é que a gente possa apoiarpesquisas cientificas, acadêmicas e tecnológicas na área da saúde, e que essas pesquisassaiam do laboratório para chegar ao Sistema Único de Saúde, para chegar a população e paramelhorar a vida das pessoas, ressalta Bárbara Melo.

Os projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos deverão ser enquadrados nos seguintes temas: Vigilância e Atenção em Saúde, Doenças Negligenciadas e Políticas de Gestão e Educação na Saúde. “Em maio do ano passado aconteceu aqui no Piauí, organizado pela Sesapi e pela Fapepi, uma Oficina de Prioridades (de Pesquisa em Saúde), em que foram escolhidas as três grandes áreas temáticas, que são áreas demandadas para pesquisa na área da saúde no estado do Piauí”, lembra Bárbara Melo.

O edital 03/2013 da Fapepi “objetiva apoiar pesquisas no âmbito do SUS. São pesquisas queserão financiadas com recursos do Tesouro Estadual por meio da Fapepi e da Sesapi. Esseedital é muito importante porque ele foi regionalizado, foi uma perspectiva do Ministério da Saúdee do CNPq, de descentralizar recurso, de forma que esses recursos atendam as demandaslocais, explica Bárbara Melo, presidente da Fapepi.

As modalidades dos projetos de pesquisa estão definidas em Faixa A e Faixa B. A primeira contempla as propostas para pesquisador Doutor, no valor de até R$ 70.000 (setenta mil reais) e a segunda para Mestre ou Doutor, no valor de até R$ 30.000 (trinta mil reais). Ambas deverão respeitar a proporcionalidade de 70% para custeio e 30% para capital.

De acordo com o cronograma de execução do edital, a submissão das propostas ocorrerá entreos dias 01 de Abril a 15 de maio deste ano, e deveram ser apresentadas sob a forma de projetosde pesquisa. Para tanto, é necessário seguir os passos descritos no item 3.1. do edital.  aspropostas impressas deverão ser protocoladas na FAPEPI até o dia 17 de maio acompanhadasda documentação complementar.

Fonte: Fapepi

Próximos Eventos