Giro nos Estados

Fapepi e Seduc lançam edital de apoio a pesquisa voltada para educação básica no Piauí

  A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) lançam o edital 010/2012. Envolvendo pesquisadores e professores da rede estadual de ensino o edital vai apoiar propostas que impulsionem novas metodologias para o ensino e aprendizagem nas escolas da rede estadual de ensino médio. O programa-piloto vai apoiar projetos nas cidades de Teresina e Parnaíba ao longo de 2013 e pode ser expandido para outras cidades do Estado.

As propostas serão submetidas por professores ou pesquisadores com título de mestre ou doutor vinculados a instituições de ensino públicas do Estado. Cada proposta deve abrigar 2 professores da rede estadual de ensino do Piauí que não sejam beneficiados por outra modalidade de bolsa concedida pela Fapepi. Ao todo serão 20 projetos apoiados pela Seduc em parceria com a Fapepi e 40 bolsas para professores do ensino médio da rede pública a fim de estimular a participação no projeto.

O projeto terá duração de 10 meses e levará em consideração metodologias que contribuam para elevar o nível de aprendizagem dos alunos de escolas públicas. “É uma parceria pioneira no Piauí que visa levar a educação básica pública que prioriza práticas de ensino alternativas”, afirma a presidente da Fapepi, Bárbara Melo. O planejamento para o projeto inclui a seleção de ideias voltadas para áreas específicas do conhecimento nas quais os alunos têm um conhecimento mais deficiente, ou tem mais dificuldade em assimilar o conteúdo.

O objetivo da parceria entre Fapepi e Seduc é elevar o nível de aprendizagem dos alunos das escolas da rede estadual de educação por meio da realização de pesquisas científicas vinculadas ao processo de ensino-aprendizagem. “Consiste em um projeto que fortalece a educação pública em duas frentes. Integra a comunidade científica à demanda local e fortalece a formação de professores que são sujeitos destas salas de aula”, destaca Bárbara Melo. Além disso, a parceria busca também estimular a aplicação direta dos conhecimentos produzidos pelas pesquisas na rede estadual de ensino. As inscrições de projetos começam no dia 02 de janeiro de 2013 e prosseguem até 30 de janeiro.

Fonte: Fapepi

Próximos Eventos