+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

FAPEMIG propõe divulgação de resultados de pesquisas em pequenos vídeos

Que pesquisas estão sendo desenvolvidas nas universidades? Você conhece os trabalhos feitos por pesquisadores de diferentes áreas? E como esses resultados interferem na sua vida, você sabe? Pois é exatamente essa a proposta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG): divulgar resultados de pesquisas desenvolvidas em Minas por meio de um Pitch – que é um vídeo amador, feito por celular ou câmera comum, no qual o pesquisador apresentará o resultado, produto, processo ou serviço, em uma linguagem acessível a qualquer cidadão.

O objetivo da iniciativa é disseminar junto à sociedade o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação. Todos os parceiros da FAPEMIG estão convidados a apontar os resultados de projetos de pesquisa que possam ser aplicados na solução de problemas que afetam o dia a dia da população, impedem a competitividade de empresas públicas ou privadas, bem como o bom funcionamento dos órgãos e programas governamentais.

Os resultados serão selecionados com base na capacidade de criar soluções e gerar: renda, riquezas, empregos novos e tradicionais, no contexto da nova economia. Os vídeos serão apresentados em um evento-mostra, em novembro de 2015, em Belo Horizonte, com ampla participação de membros dos governos estadual e federal, empresários, pesquisadores, investidores, pessoas inovadoras e o público em geral.

Para participar

1 – Apresentação do Pesquisador (Nome, nome da empresa, equipe principal, instituição/departamento);

2 – Informar instituições de financiamento (FAPEMIG e qualquer outra)

3 – Nome da Tecnologia/Produto;

4 – Especificar o objetivo da tecnologia/produto;

5 – Diferenciais da tecnologia perante a concorrência;

6 – Aplicações científicas e/ou mercadológicas;

7 – Especificar o possível impacto para a sociedade.

É preciso estar atento aos contratos de propriedade intelectual e verificar como é possível divulgar sua tecnologia sem ferir cláusulas contratuais. A abordagem deve ter linguagem comum, não é necessário dar detalhes de funcionamento que representem “segredos industriais”.

Formato e forma de envio 

Tamanho do vídeo: máximo de 300MB
Tempo máximo: 3 minutos
O nome do arquivo de vídeo deve ser o nome da pessoa que aparece nele e sua instituição/empresa. Exemplo: Thiago_borges_FAPEMIG.mp4

O vídeo deve ser compartilhado por meio do Google DRIVE ou DROPBOX ou ONEDRIVE da Microsoft, através da conta: mostrafapemig@gmail.com . Dúvidas também devem ser enviadas para este e-mail.

Para aqueles familiarizados com a utilização do YOUTUBE, é possível fazer o upload do vídeo no site e apenas enviar o link. (essa opção é até mais simples e efetiva).

Lembre-se de que o PITCH deve ser gravado em linguagem mais acessível possível, pensando que a proposta é de comunicação com o cidadão comum.

Cronograma proposto

18/08/2015:  Reunião na FAPEMIG para apresentação da proposta – JÁ REALIZADA
11/09/2015: Entrega dos Pitchs
18/09/2015: Resultado da avaliação dos Pitchs
25/09/2015: Entrega do sumário executivo das tecnologias
09/10/2015: Pitchs regravados
18/11/2015: Data proposta para o Evento-mostra (a confirmar)

Fonte: Fapemig

Próximos Eventos