Giro nos Estados

Fapemig lança edital com recursos na ordem de R$ 1 milhão para a área da saúde

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de lançar o EDITAL 16/2012 – “Programa Hiperdia Minas: Pesquisas na área da hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus e doença renal crônica”. Uma iniciativa inovadora desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – SES/MG. Os recursos alocados serão da ordem de R$1 milhão, provenientes das instituições financiadoras.

O edital destina-se a projetos de pesquisa focados em processos de atenção à saúde, à inovação e à qualidade da gestão, visando à redução da morbidade e da mortalidade por Hipertensão Arterial (HAS), Doenças Cardiovasculares (DCV), Diabetes Mellitus (DM) e Doença Renal Crônica (DRC). O presidente da FAPEMIG, Mario Neto Borges, declara que “este edital destaca-se pela cooperação entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a FAPEMIG, criando uma ponte entre o campo da medicina e da Ciência e Tecnologia, convergindo recursos e conhecimentos para combater um problema de saúde pública”.

Os projetos devem se encaixar em uma das linhas temáticas estabelecidas, sendo elas: Gestão em Saúde, que enfatizará as áreas de redes de atenção à saúde, implantação de sistemas informáticos no apoio à gestão da rede, abordagens de avaliação para a tomada de decisão em gestão de serviços e programas de saúde; Saúde Baseada em Evidências, direcionado ao investimento nos campos de gestão da clínica; avaliação, tratamento, diagnóstico e prevenção; fatores de risco; grupos multidisciplinares de profissionais da saúde, além das áreas Economia da Saúde, Avaliação de Tecnologias em Saúde e Educação em Saúde.

A programação objetiva-se a atender instituições sediadas no estado de Minas Gerais, comprometidas a propiciar condições adequadas de espaço, infraestrutura, pessoal de apoio técnico e administrativo para o desenvolvimento do projeto proposto.

As propostas devem ser encaminhadas pelo AgilFAP até 26 de março de 2013, estando o número de propostas a serem contratadas condicionado ao limite dos recursos disponíveis. Outras informações pelo e-mail ci@fapemig.br

Fonte: Fapemig

Próximos Eventos