+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

FAPEMIG divulga resultado do Programa Inventiva

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) divulgou na tarde de hoje (22) o resultado do edital 70/2013 – Programa de Apoio ao Inventor Independente e Micro e Pequena Empresa ou Empresa de Pequeno Porte (Programa Inventiva).  Três pesquisadores que atuam em Minas Gerais terão suas propostas financiadas e mais de R$ 136 mil reais vão ser investidos nos estudos.

O Programa Inventiva apoia o desenvolvimento de protótipos de produtos inovadores no estado de Minas Gerais e é uma iniciativa da FAPEMIG em conjunto com com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Instituto Euvaldo Lodi (Iel/Fiemg). Os pré-requisitos para avaliação foram propostas submetidas por inventores independentes ou empresas residentes e domiciliadas em Minas Gerais, propostas referentes à construção de protótipos a partir de pedidos de patente e pedidos de desenho industrial e inventores independentes não vinculados a nenhuma Entidade de Ciência, Tecnologia e Inovação (ECTI).

Enquadrado na categoria de editais de fluxo contínuo, o Inventiva tem como objetivo principal incentivar o desenvolvimento da inovação tecnológica por meio de financiamento e ações de estímulo, buscando promover a transformação de ideias e invenções em produtos que possam ser absorvidos pelas cadeias produtivas. O programa volta-se ainda à criação de novas empresas, desenvolvimento de empregos e economia de divisas. A lista com as propostas aprovadas pode ser conferida aqui.

O regulamento do programa pode ser visto aqui. Dúvidas podem ser enviadas para a Central de Informações pelo e-mail ci@fapemig.br

Histórico

Desde o seu lançamento, em 2007, o Inventiva já destinou um total de R$ 900 mil em recursos para transformar invenções em produtos. O Programa tem atuação central no apoio ao empreendedor na construção do protótipo. Os recursos não reembolsáveis permitem que o inventor contrate uma consultoria especializada, desenvolva um design competitivo e finalize pesquisas para a modelagem do protótipo, dentre outras ações baseadas no pedido de depósito de patente.

Fonte: FAPEMIG

Próximos Eventos