+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapema seleciona bolsistas para desenvolvimento de políticas públicas no Programa Nosso Centro

Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) abriu inscrições para o edital FAPEMA/SECID Nº 18/2020. O objetivo do edital é selecionar bolsistas para atuarem em atividades de pesquisa científica sobre o Centro Histórico de São Luís/MA com a finalidade de preservar seu valor histórico e cultural, e propor estratégias para o desenvolvimento e efetivação de políticas públicas, no âmbito dos polos de atuação do Programa Nosso Centro.

Há cinco polos de atuação do Programa Nosso Centro: Polo Habitacional; Polo Tecnológico; Polo Cultural, Turístico e de Lazer; Polo Comercial e Gastronômico; e Polo Institucional.

Poderão concorrer ao edital profissionais com formação superior completa em Arquitetura, Engenharia Civil, Direito, Comunicação e Design. O local de atuação se dará na sede da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID) ou em trabalhos de campo em conjunto com os técnicos da secretaria que acompanharão e orientarão os bolsistas contratados.

Serão alocados, para este edital, recursos financeiros no valor de R$ 108.000,00 (cento e oito mil reais), oriundos do Governo do Estado do Maranhão e definidos na programação financeira da FAPEMA. Esse montante do recurso será utilizado na concessão seis bolsas com vigência de 12 (doze) meses, podendo ser renovadas por igual período, desde que compatível com a vigência do Acordo de Cooperação e disponibilidade orçamentária. O valor da bolsa é de R$1.500, conforme quadro abaixo.

A data limite para submissão das propostas é até o dia 21 de dezembro de 2020. O resultado final será divulgado a partir de 22 de Março de 2021.

O que precisa para concorrer a este edital?

Como requisitos mínimos, é necessário que o proponente: Tenha disponibilidade de quarenta horas semanais que serão dedicadas às atividades relacionadas ao objeto deste edital, conforme Plano de Trabalho; Tenha currículo Lattes atualizado na Plataforma Lattes, CNPq; Tenha cadastro atualizado no Sistema PATRONAGE da FAPEMA; Tenha graduação completa na respectiva área concorrente prevista na Tabela; Não seja beneficiário de bolsa de qualquer outro órgão ou agência de fomento, local, nacional ou internacional; Esteja adimplente com o Governo do Estado do Maranhão, a ser comprovada por certidão do Cadastro Estadual de Inadimplentes e com a FAPEMA, por meio de consulta ao sistema Patronage. Esta verificação será realizada por técnicos da FAPEMA.

No que tange ao memorial descritivo, é necessário que contenha até 05 (cinco) páginas (sem contabilizar a capa e os anexos), que seja claro e objetivo. Um documento autobiográfico do candidato destacando as informações mais significativas da sua vida acadêmica ( veja as seções obrigatórias aqui)

Desenvolvimento de Políticas Públicas no Centro Histórico de São Luís

O Governo do Maranhão, por meio da SECID, criou o Programa Nosso Centro, com o objetivo de tornar o Centro Histórico da cidade de São Luís/MA referência em inovação e desenvolvimento sustentável, bem como preservar o seu valor histórico e cultural. Este edital faz parte de um Acordo de Cooperação entre a FAPEMA e SECID.

A primeira etapa do Acordo buscou garantir o desenvolvimento e a divulgação das Políticas Públicas do Programa Nosso Centro, garantindo maior visibilidade à sociedade de um acervo de informações históricas por meio de produções intelectuais digitalizados no Repositório Institucional da FAPEMA, denominado Plataforma BURITI, que integra a Política para Acesso Aberto ao Conhecimento Científico da FAPEMA instituída pela Portaria FAPEMA. As produções estão disponíveis AQUI 

Este edital constitui a segunda etapa do Acordo e estabelece apoio à realização de pesquisas nos polos do Programa Nosso Centro: Polo Habitacional; Polo Tecnológico; Polo Cultural, Turístico e de Lazer; Polo Comercial e Gastronômico; Polo Institucional. A realização das pesquisas busca analisar as condicionantes, os usos, as justificativas e as implicações decorrentes da ocupação e do adensamento do Centro Histórico de São Luís, com foco nas formas materiais do espaço produzidas a partir das sociabilidades do uso do espaço urbano

Confira o edital completo AQUI

Fonte: FAPEMA

Próximos Eventos