Giro nos Estados

FAPEMA realiza cerimônia de lançamento dos Editais 2014 e inauguração de nova sede

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA apresenta à comunidade, nesta quinta-feira (13), o conjunto deeditais de fomento à pesquisa que serão lançados ao longo de 2014. Com a iniciativa, o Governo do Estadopropicia aos pesquisadores maranhenses condições para a realização de projetos de pesquisa, intermediando a transformação do conhecimento científico em instrumento capaz de contribuir para a redução das assimetrias sociais.

O lançamento está marcado para às 17 horas, no auditório da nova sede da FAPEMA, que será inaugurada na mesma data. Os dois eventos serão presididos pela diretora presidente da Fundação, Rosane Nassar Meireles Guerra. O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, José Costa, também participa do evento que vai reunir secretários de estado, pesquisadores, reitores, pró-reitores, diretores de escola entre outros.

Os editais estão divididos entre bolsas, auxílios, convênios federais, programas de divulgação científica, apoio à inovação nas empresas e projetos estratégicos para o Maranhão. “No pacote temos editais que já foram lançados em 2013 e serão lançados novamente este ano e outros inéditos como o de apoio a obras literárias e um edital de extensão voltado a qualificação de alunos que estão na graduação para que eles possam desenvolver projetos junto aos órgão do governo”, conta Rosane Guerra.

“Também queremos ampliar a inserção de alunos e pesquisadores no setor comercial e industrial para que os investimentos em ciência e tecnologia possam trazer resultados financeiros para o desenvolvimento do estado”, observou Rosane Guerra. A presidente lembrou que o lançamento de pacotes de editais foi uma inovação instituída pela FAPEMA e que vem sendo replicada por instituições de fomento de outros estados.

Entre os editais com maiores recursos estão : Edital de Apoio a Projetos de Pesquisa Básica e Aplicada em todas as áreas do conhecimento – Universal que vai contar com R$ 3 milhões; e o Programa de Apoio a Inovação em Microempresa e Empresas de Pequeno Porte – Tecnova com recursos de R$ 4 milhões.

Entre os editais inéditos estão o Rede de Pesquisa Piracema e o Mais Música. O primeiro tem como objetivo financiar a Rede de Pesquisa Piracema, cujos trabalhos desenvolvidos serão utilizados no melhor conhecimento sobre o período de defeso dos rios maranhenses. Em outra vertente, o Programa Maranhão Mais Música serve para estimular a criação de bandas e fanfarras e o aprimoramento das competências artísticas, no âmbito musical, de estudantes de escolas públicas do estado.

Na lista das chamadas públicas para este ano está também o edital Apoio a Cooperação Internacional, que prevê a formação de recursos humanos, por meio do intercâmbio de alunos e pesquisadores maranhenses, com grupos ou instituições de ensino de pesquisa de outros países. Este edital está aberto na página daFundação até o dia 27 de fevereiro.

Avanços – Os avanços na área de ciência e tecnologia, segundo Rosane Guerra, têm ocorrido em decorrência do respeito ao que preconiza a legislação vigente quanto aos valores destinados a Fundação de Amparo à Pesquisa no Maranhão. “A governadora Roseana Sarney tem sempre respeitado esses recursos e ao longo desses anos, desde 2009, os recursos têm sido pagos religiosamente e sempre são recursos crescentes”, disse.

Nova sede – A nova sede da FAPEMA, que será inaugurada oficialmente também na quinta-feira, está localizada na Rua Perdizes, nº 05, quadra 35, Jardim Renascença. O prédio amplo e arejado garante mais conforto ao público e melhores condições de trabalhado aos servidores da Fundação. Além das salas em que estão distribuídos os setores, o espaço abriga ainda uma biblioteca onde estão expostos o acervo de obras publicadas com o apoio da FAPEMA, disponíveis para consulta local, e um auditório com capacidade para cerca de 80 pessoas.

Fonte: FAPEMA

Próximos Eventos