Giro nos Estados

FAPEMA prepara lançamento de pacote de editais para 2013

O lançamento do pacote de editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) que serão publicados em 2013 está programado para acontecer no mês de fevereiro e vai trazer novidades que foram anunciadas pelo presidente da fundação, Antonio Luiz Amaral Pereira. Entre as novidades está o edital inédito de apoio a pesquisadores que vão fazer estágio no exterior.

Segundo o presidente, a necessidade desse edital foi constatada em levantamentos que foram feitos a partir das pesquisas dentro da própria instituição. “Observamos que havia um interesse muito grande de nossos alunos de graduação em passar um, dois, três meses em um instituto e um laboratório no exterior. Vamos investir nisso”, revelou.

Além deste edital, a FAPEMA também irá ampliar os recursos dos editais mais procurados da instituição, dentre eles: o Universal, que tem como finalidade mostrar o que está sendo produzido no Maranhão sobre ciência e tecnologia e possibilitar o intercâmbio e cooperação acadêmica (que teve recursos de R$ 3 milhões de reais em 2012); o edital AREC, de apoio à realização de eventos científicos; e o edital APUB, de apoio às publicações. “Nós já estamos praticamente concluindo toda a parte de levantamento financeiro e com certeza os pesquisadores se sentirão satisfeitos, pois vamos aportar mais recursos para esses editais”.

Em 2013, o Governo do Maranhão destinou um orçamento no valor de R$ 42 milhões de reais para a Fapema. A previsão é de que sejam publicados até 45 editais, verificando quais podem ser relançados. Para o presidente da Fapema, o sucesso das atividades da instituição em 2012 norteou as atividades deste ano. “O projeto é justamente esse, buscar aquilo que é novo. Quando se pensa em fazer ciência e tecnologia temos que ter um campo bastante aberto de tudo aquilo que se insere dentro de nossas atividades. Então a ciência e tecnologia estão inseridas em todas as áreas da médica, humanas, sociais, de tecnologia… e esse é o papel da fundação, fazer com que esses investimentos relacionados a ciência, tecnologia e inovação possam ser aplicados de maneira a garantir o desenvolvimento de nossa gente”, concluiu Antônio Luiz.

Fonte: FAPEMA

Próximos Eventos