+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

FAPEMA participa de lançamento do Programa Maranhão Com Ciência

O secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Sectec, José Costa, lançou na tarde desta quarta-feira, 02, em solenidade realizada no Palácio Henrique de La Roque, o Programa Maranhão com Ciência.

A cerimônia contou com a presença do Secretário Adjunto da Sectec, João Torres; da Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, Rosane Nassar Guerra; Pró-reitor de Ensino e Pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Porfírio Guerra; Reitor em exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Carlos César Texeira Ferreira; Coordenador de Projetos e Planejamento da Sectec, Leonardo Evangelista; diretor do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, Cláudio Bezerra; além de estudantes e público em geral.

O Programa Maranhão Com Ciência é fruto de uma ação concebida pela Universidade Virtual do Maranhão – Univima, em parceria com a Sectec e que conta com apoio da FAPEMA.

O objetivo do Programa é a difusão e popularização da Ciência e Tecnologia nas escolas de Ensino Fundamental nos municípios maranhenses.

“Nossos jovens se desinteressaram pelo estudo de ciências por achar difícil e outras disciplinas, como das áreas de humanas, mais fáceis. Esse programa visa resgatar o interesse do estudante. É uma motivação para estudo da Física, Química e Biologia. Temos certeza de grandes resultados”, declarou o secretário Jose Costa.

A presidente da FAPEMA, Rosane Guerra, elogiou a iniciativa, e considera o programa uma importante ferramenta pedagógica para o estudo das ciências. “Estou feliz porque é importante para o Maranhão qualquer iniciativa voltada para educação e para Ciência, Tecnologia e Inovação”, observou.

Uma das estratégias do programa é a instalação do Clube da Ciência, onde a proposta é motivar os alunos a assumirem o papel de jovens cientistas, investigadores das mudanças ocorridas nos espaço-tempo.

“O professor é um articulador do seu Clube com outros grupos e também com o coordenador do projeto, onde irão trocar informações e participar de eventos sociais”, explicou o secretário da Sectec, José Costa.

Outras ações incluem visitas ao Planetário e distribuição dos kits com experimentos nas áreas de Química, Física e Biologia, uma espécie de biblioteca científica.

Fonte: FAPEMA

Próximos Eventos