+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapema inscreve para edital Apoio ao Programa Ciência Sem Fronteiras

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com as inscrições abertas para o edital Apoio ao Programa Ciência Sem Fronteiras. A chamada pública, que ficará aberta até o dia 1º de agosto no site da fundação (www.fapema.br), tem como objetivo apoiar financeiramente as Instituições de Ensino Superior sediadas no Maranhão para atenderem à demanda de mobilidade internacional de estudantes (graduação e pós-graduação) no âmbito do Programa do Governo Federal “Ciência sem Fronteiras”.

O programa visa promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, e da inovação por meio de intercâmbio e da mobilidade internacional. “Serão consideradas elegíveis as propostas oriundas de pesquisadores vinculados à Universidades e Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, que executem atividades de pesquisa científica ou tecnológica e que tenham formalmente aderido ao Programa Ciência sem Fronteiras”, explicou a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.

As propostas deverão ter duração máxima de 24 meses e ter como objetivo exclusivo viabilizar a participação de alunos regularmente matriculados em curso de graduação ou pós-graduação da instituição proponente no programa. Os recursos alocados para financiamento do edital são no valor de R$ 600 mil. O valor máximo de cada proposta será de R$ 150 mil.

Chamadas abertas

Entre os editais abertos na página da Fapema estão, ainda, o edital Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores Programa Primeiros Projetos (PPP), com inscrições até o dia 8 de agosto; Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem/Fapema/Cnpq), que encerra inscrição dia 18 de julho; Apoio a Projetos de Extensão (AEXT/Fapema), que encerra inscrição nesta sexta-feira (4 de julho); Apoio a Participação em Eventos Técnico-Científicos (APEC), que está em sua quarta chamada com inscrições abertas até o dia 25 de julho e Programa de Apoio a Publicação De Artigos (Artigo/Fapema), com inscrições até novembro.

Além desses, estão abertas ainda as inscrições para os editais Professor/Pesquisador Visitante do Brasil, que são de fluxo contínuo; Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR/Fapema/CNPq), com análise, julgamento e contratação pelo CNPq/Fapema em até 90 dias após a solicitação; Apoio à Participação em Estágios e Curta Duração no Brasil, que encerra a quarta chamada no dia 14 de julho e o edital Apoio a Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação (AREC), com prazo para submissão de propostas até o dia 8 de agosto.

Fonte: FAPEMA

Próximos Eventos