+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

FAPEMA e UFMA assinam acordo de cooperação para bolsas de mestrado, doutorado, iniciação científica e tecnológica

Em solenidade virtual promovida pela Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na última sexta-feira, dia 09 de abril, a Fundação de Amparo e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a UFMA assinaram termo de cooperação para concessão de bolsas de mestrado, doutorado, iniciação científica e iniciação ao desenvolvimento tecnológico e inovação no Estado.

A assinatura objetiva o fortalecimento da pesquisa científica e a inovação mediante ao apoio a qualificação de recursos humanos em nível de graduação, mestrado e doutorado visando o desenvolvimento científico e tecnológico do Maranhão.

Para o Diretor-presidente da Fapema, André Santos, ressalta que o acordo de cooperação é o primeiro de 2021 e frisa que atualmente cerca de 50% das bolsas de mestrado da UFMA são fomentadas pela Fundação. “Financiar pesquisas científicas através de bolsistas que são maranhenses ou que vem para o Estado se capacitar e que possivelmente continuam conosco fazendo pesquisa de doutorado ou pós-doutorado é extremamente importante”.

André Santos apresentou ainda uma novidade no acordo de cooperação deste ano. “Temos uma inovação que não tinha anteriormente no acordo e com nenhuma instituição do Estado que são as bolsas de iniciação científica e tecnológica. Temos dez bolsas. É o início dessa atuação que é uma ação constante não somente na Fapema, mas em outros órgãos estaduais e federais”, sinalizou.

“Sabemos da importância da renovação do acordo com a UFMA para os próximos cinco anos e esperamos ajudar fortemente não somente com a atuação da UFMA, mas também de todas as outras instituições de ensino e pesquisa do Maranhão”, finalizou André Santos.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado pontuou a relevante parceria da instituição federal com a Fundação. “A Fapema investe em ciência e conhecimento e a UFMA é a maior parceira porque produz mais. A tendência é continuar esse crescimento exponencial que vem demonstrando nos últimos anos. Agradeço a parceria! Investir na UFMA tem resultado e melhora, sobretudo, os indicadores de desenvolvimento do Estado”, disse.

Estiveram presentes, além do Diretor-presidente André Santos, do Diretor-científico, João Batista Bottentuit Junior e do Diretor administrativo-financeiro da Fapema, Maurício Brandão, o reitor, Natalino Salgado, o vice-reitor Marcos Fábio Belo Matos, pró-reitores, diretores da AGUFMA, superintendentes, coordenadores de pós-graduação, a coordenação de iniciação científica da UFMA e coordenadores de setores da FAPEMA.

 Fonte: FAPEMA em 19/04/2021

Próximos Eventos