+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

FAPEMA abre chamada pública emergencial para seleção de estudantes e profissionais da Saúde

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou nesta quinta-feira (11) nova chamada pública emergencial para seleção de estudantes e profissionais da saúde. O edital FAPEMA/SES nº 06/2021-Estratégia Força-Tarefa Discente: Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus – faz parte do esforço do Governo no combate à doença. As inscrições ao edital podem ser feitas até o dia 02 de abril no endereço https://www.fapema.br/edital-fapema-ses-n-06-2021/.

Podem se inscrever, segundo informou o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, acadêmicos formandos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, sediadas no Maranhão e profissionais das respectivas áreas de atuação. “Os selecionados vão atuar no sentindo de garantir atendimento em centrais de informações, atendimento telefônico e por meios digitais à população, voltado ao esclarecimento de dúvidas e à prestação de orientações relacionadas à prevenção, cuidados no combate à pandemia do novo coronavírus no Maranhão”, disse André Santos.

Também serão atribuições dos bolsista, selecionados pela FAPEMA por meio da chamada pública, instituir um fluxo assistencial capaz de acolher bem, estratificar o risco e aconselhar, com clareza e cordialidade, pacientes com síndromes gripais agudas que busquem as unidades de saúde, preferencialmente as Unidades de Pronto Atendimento – UPAs da região metropolitana de São Luís.

ESFORÇO NO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA

Este é o quarto edital lançado pela FAPEMA como parte do esforço para combater a pandemia da Covid-19. Ano passado, no período crítico da pandemia, o Governo do Estado lançou os Editais FAPEMA/SES nº 05 e 08 de 2020 com valor investido de cerca de R$ 450 mil. Neste edital foram concedidas 88 bolsas, sendo 74 para alunos e 14 para professores supervisores nas áreas: de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

O outro edital foi o nº 06/2020 e teve como objetivo apoiar, por meio da concessão de recursos financeiros, projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que visassem contribuir significativamente para o enfrentamento da pandemia e pós-pandemia da COVID-19. Foram aprovados 19 projetos voltados para os eixos temáticos: prevenção, controle e manejo; diagnóstico; vacina e tratamento; epidemiologia e carga global de doença; atenção básica à saúde. O valor investido foi de R$ 1 milhão.

Fonte: Fapema em 26/03/2021

Próximos Eventos