+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapeg e British Council lançam chamada Newton Fund Impact Scheme

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) é parceira na Chamada 2019-2020 do programa Newton Fund Impact Scheme com utilização de recursos do Newton Fund no Brasil. Isso significa que pesquisadores atuantes no Estado de Goiás que têm ou tiveram projetos contemplados por editais do Fundo Newton podem concorrer à chamada pública do Newton Fund Impact Scheme (NFIS) que vai adicionar recursos financeiros ao investimento já feito pelos financiadores parceiros e pelo Reino Unido.

A Fapeg financiará duas propostas no valor total de £50,000 cada, com orçamento para a parte de Goiás de até £25,000 por projeto. O modelo do formulário para submissão de propostas pode ser acessado no site da Fapeg para que o proponente conheça, antecipadamente, todas as exigências e documentos necessários para auxiliar o pesquisador no momento do preenchimento definitivo da inscrição, no site do British Council .

O prazo para submissão de propostas vai até as 16 horas (horário de Londres) do dia 13 de setembro. Os projetos selecionados serão iniciados no dia 1º de abril de 2020, com duração de 24 meses.

O programa tem o objetivo de apoiar pesquisas já realizadas ou em andamento, adicionando recursos ao investimento já feito, para demonstrar impactos adicionais em políticas públicas, pesquisa ou em inovação comercial. A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. Todos os projetos financiados pelo Newton Fund seguem os critérios da OECD para investimento tipo ODA (sigla em inglês para Assistência Internacional para o Desenvolvimento). Mais detalhes no site global do Newton Fund.

A chamada financiará projetos que tenham o objetivo de:
• Iniciar ou aumentar os impactos de política pública – isso pode envolver a tradução de resultados de pesquisa e em impactos de políticas -, aumentar o envolvimento com os usuários, medidas para superar barreiras ao impacto ou estender o engajamento a novas comunidades de usuários;
• Iniciar ou aumentar o engajamento com multiplicadores de impacto (por exemplo, empresas, startups, ONGs ou instituições do terceiro setor). Isso pode envolver a movimentação de pesquisas ao longo do canal de tradução ou estender os resultados para o setor comercial (incluindo prototipagem e testes clínicos, por exemplo).
• As candidaturas podem se basear na parceria original ou formar novas parcerias para permitir que os candidatos busquem rotas criativas ou mutuamente amplificadoras de impacto.

Parceria Brasil/Reino Unido
Fruto do acordo entre o British Council e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a chamada apresenta como requisito para candidatura, que as propostas sejam submetidas conjuntamente por dois proponentes: um vinculado à instituição do Brasil, e um vinculado à instituição do Reino Unido, sendo que os proponentes do Brasil devem ter sido beneficiários do Fundo Newton. Segundo o edital, pelas Fundações de Amparo a Pesquisa, o proponente no Brasil deve estar filiado a uma universidade ou instituição/centros de pesquisa, públicos ou privados sem fins lucrativos.

Como encontrar um parceiro britânico
A University UK International – UUKi, instituição parceira, auxilia as organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para newton@international.ac.uk, indicando o assunto “Newton Fund Impact Scheme 2019/2020 – Brazil call” ou acesse aqui para mais informações.

Edital e formulário de inscrição
O edital (em inglês) e o formulário de inscrição para esta chamada estão disponíveis no site global do British Council (em inglês).

Para mais informações, veja o documento Guidelines for Applicants disponível no site global do British Council, na área de downloads.
Dúvidas: entre em contato pelo e-mail newton@britishcouncil.org.br.
Links externos: Chamada global do Newton Fund Impact Scheme

Fonte: FAPEG

Próximos Eventos