Giro nos Estados

Fapeg apoia evento de ensino, pesquisa e extensão com mais de 1 mil participantes em Ceres

O Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) recebeu nesta semana, de 1º a 4 de outubro, mais de mil pessoas, vindas de mais de 20 municípios goianos e até de outros estados, para o Integra IF Goiano. O evento recebeu o apoio financeiro de R$ 29.900,00 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) após seleção realizada por meio da Chamada Pública 02/2019, de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado de Goiás.

A Chamada da Fapeg faz parte da proposta do governo estadual que entende a importância de se investir em ciência e promover a difusão da pesquisa científica e a inovação na Capital e interior do Estado para o fortalecimento do ensino, da pesquisa, da cultura, melhorando assim a economia, a competitividade do Estado e a qualidade de vida da população.

Integra IF Goiano
Trata-se de uma iniciativa técnico-científica pioneira do Instituto que reuniu estudantes dos 12 campi da Instituição e que tiveram a oportunidade de apresentar 650 trabalhos científicos resultados de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão. Esta primeira edição do Integra IF Goiano reuniu três grandes eventos institucionais: o VIII Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica (VIII CEICT), o IV Simpósio de Extensão (SIMPEX) e o Congresso de Ensino do IF Goiano (CEIF).

O evento contou também com palestras, mesas-redondas e oficinas/workshops com participantes convidados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Segundo os organizadores do evento, o Integra foi o maior encontro de eixos e estudantes realizado pelo IF Goiano.

Integra IF Goiano

Mesa-redonda Equidade de Gênero no Ensino, Pesquisa, Extensão e Política. Foto: IF Goiano

Representando o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, durante a solenidade de abertura do evento, o pró-reitor de Ensino, Virgílio Erthal, afirmou que o Integra foi preparado durante cerca de um ano e realizá-lo foi um grande desafio devido às dificuldades econômicas e orçamentárias.

Encerramento do Integra

Foto: IF Goiano

Na manhã de sexta-feira, dia 4 de outubro, foi realizada a solenidade de encerramento do evento, com a entrega das premiações aos trabalhos que receberam destaque. O mérito científico e a inovação foram os itens avaliados por pesquisadores convidados nos trabalhos apresentados durante o evento.

Resultados positivos
Como resultados positivos do evento, os organizadores apontam o compartilhamento de conhecimentos, o estímulo à produção científica, discussão e atualização em temas vinculados à ciência, a integração entre estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação, e a possibilidade de realização de um debate científico e acadêmico de qualidade no interior do estado de Goiás.

Fonte: FAPEG

Próximos Eventos