Giro nos Estados

FAPEAM lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo Científico

Profissionais e estudantes da área de comunicação do Estado do Amazonas interessados em participar da 2ª edição do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico já podem providenciar suas reportagens, fotografias e demais materiais jornalísticos para concorrer à premiação em 2011.

O edital com as regras e todas as informações necessárias aos interessados foi lançado e já está disponível para consulta no site da fundação. O prêmio  tem a intenção de incentivar a prática do jornalismo científico no Estado e para isso praticamente dobrou o número de categorias que agora são sete, incluindo as áreas de Impresso, TV Web, Rádio Web, Internet e fotojornalismo, como novidade desta segunda edição.

Oportunidade
Sendo um dos poucos no Estado a reconhecer o trabalho de jornalistas, o prêmio visa incentivar a prática do jornalismo científico no Estado do Amazonas, premiando trabalhos jornalísticos que tenham contribuído, no ano de 2010, para a divulgação da ciência nos meios de comunicação do Estado, estimulando, assim, a cultura de popularização da ciência, tecnologia e inovação.

Para o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Odenildo Sena, o prêmio é visto como um desafio para os profissionais do Amazonas, estado ainda muito carente em divulgação científica, embora tenha evoluído com a implementação do programa de Comunicação Científica da instituição.

“É um desafio que valoriza o profissional, além de sensibilizá-lo para a cobertura científica. Ficamos muito satisfeitos com a primeira edição e esperamos ainda mais sucesso, agora com a inclusão da categoria fotojornalismo”, destacou Sena.

Segundo o diretor-presidente, o fotógrafo que se dedica a esta área tem um desafio diferente dos demais, sobretudo na escolha dos ângulos da cena científica, na sensibilidade, que implica em conhecimentos de outras especialidades.

Outra novidade desta edição é a criação de duas modalidades: Comunicação Institucional e Comunicação de Massa, o que amplia o número de chances para os concorrentes que atuam com divulgação científica em organizações e instituições de pesquisas e nas empresas essecialmente jornalísticas.  Em cada modalidades os candidatos podem participar das categorias de interesse como Impresso-Jornal, Impresso-Revista, Fotojornalismo, TV e TV Web (reportagem e grande reportagem), Rádio e Rádio Web e Internet.  Para conhecer os critérios e exigências para participação, os candidatos devem consultar o edital.

Julgamento e premiação
Com o aumento de categorias, aumentou também o valor total a ser distribuído em premiação que alcançará o valor de 37,8 mil. O valor da premiação individual, oferecida aos primeiros colocados em cada categoria, será de R$ 3 mil para profissionais e R$ 1, 2 mil para estudantes.

A Comissão Julgadora será composta por cinco membros, sendo um representante da FAPEAM e os demais serão escolhidos dentre profissionais de reconhecida competência e atuação em cada área incluindo, preferencialmente, representantes do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, da Associação Brasileira de Divulgação Científica (ABRADIC), da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC).

Cronograma

ATIVIDADES DATA
Lançamento do Edital 8 de novembro de 2010
Inscrições Até 31 de janeiro de 2011
Divulgação dos resultados Até 31 de março de 2011
Entrega do Prêmio Abril de 2011

Confira o Edital completo e baixe os documentos necessários para efetivar a inscrição.

Fonte: Agência FAPEAM

Próximos Eventos