Giro nos Estados

Fapeam investe em pesquisas na área da saúde e na formação de capital intelectual no Amazonas

Mais de 40 mil bolsas nas modalidades de iniciação científica júnior, iniciação científica, mestrado e doutorado foram apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), de 2003 a 2017. Os dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira (13) pelo diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Reis, durante o seminário de 10 anos do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.

Durante o evento, Reis falou sobre o trabalho desenvolvido pela Fapeam, como as áreas de atuação da instituição e  parte do trabalho realizado pela Fundação na área da saúde e na formação de recursos humanos.

IMG_7810

Diretor técnico-científica da Fapeam disse que R$22 milhões já foram investidos em projetos na área da saúde e mais de 40 mil bolsas foram apoiadas na formação de recursos humanos

Sobre os projetos de pesquisas na área da saúde, de 2005 até 2018, já foram investidos mais de R$22 milhões para apoiar 156 projetos científicos.

Reis disse ainda que está previsto para o início de 2019 o lançamento de um edital inédito no Amazonas que é do Programa de Cooperação para Consolidação da Pós-graduação e Formação de Recursos Humanos no Amazonas.

O programa será realizado pela Fapeam em parceria com Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),  visando a melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação Stricto Sensu no Amazonas.

Seminário

Durante o evento que celebrou uma década do Paic na FHAJ, a Fapeam foi homenageada pela iniciativa do programa no Amazonas. O agraciamento também foi feito aos colaboradores da Fundação pela parceria e presteza no atendimento ao longo de 10 anos.

O Paic é um programa desenvolvido pela Fapeam para apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

“A Fapeam fica feliz com tantos resultados positivos que o Paic proporcionou durante esse período a FHAJ. Esse é um dos papeis da Fundação, contribuir na formação de pessoas. Nosso grande desafio é elevar o patamar das pesquisas desenvolvidas no Estado e uma das formas de fazer isso é com investimento em pesquisa” afirma o diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Reis.

IMG_7765

Fapeam foi homenageada por fomentar o Programa de Apoio à Iniciação Científica no Amazonas

O diretor de Ensino e Pesquisa da FHAJ, Dr. Raymison Monteiro, parabenizou a Fapeam pelo Paic e disse que o programa é um diferencial na instituição. Segundo ele, as bolsas de iniciação científica têm um marco histórico por ser o primeiro passo para despertar nos estudantes o interesse pela pesquisa.

Monteiro destacou ainda que os projetos desenvolvidos no programa participaram de eventos científicos importantes no âmbito nacional e internacional, acrescentou ainda que vários bolsistas hoje são doutores.

Para a coordenadora do Paic, Dra. Rosiane Palheta, a Fapeam tem um papel primordial para desenvolvimento do programa na FHAJ. Segundo ela, um total de 40% dos estudantes que passaram pelo programa seguem para pós-graduação Stricto Sensu.

“Essa parceria tem sido muito boa, pois a cada ano a cota de bolsa é cedida. Essas bolsas têm contribuído para  formação de recursos humanos no Amazonas. Tudo isso tem sido importante para realização da pesquisa científica na FHAJ”, disse.

Em comemoração aos 10 anos do programa também foi realizado o lançamento dos anais do PAIC, com objetivo de divulgar as pesquisas desenvolvidas e a produção científica no Estado.

Fonte: Fapeam

Próximos Eventos