+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

FAPEAM firma parceria internacional entre UEA e Harvard

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), assinou na última quinta-feira (21), em Cambridge (EUA), um acordo de cooperação acadêmica entre a Escola de Engenharia da Universidade de Harvard e a UEA.

Na ocasião, estiveram presentes a diretora técnico-científica da FAPEAM, Andrea Waichman, o reitor da UEA, Cleinaldo Costa e o vice-reitor, Mario Bessa, além da equipe da Assessoria de Relações Internacionais e de professores da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA).

O objetivo da parceria é realizar pesquisas conjuntas, formando recursos humanos nas áreas de engenharia e controle da qualidade do ar. O acordo prevê o intercâmbio de alunos e professores entre as duas universidades, aproximando academicamente o Amazonas e os Estados Unidos.

De acordo como o diretor–presidente da FAPEAM, René Levy Aguiar, a intenção é alavancar ainda mais a participação do Amazonas em Ciência, Tecnologia e inovação (CT&I). “A FAPEAM mantém a tradição de participar de grandes eventos relacionados à pesquisa em CT&I e, mais uma vez, apresenta-se junto à comunidade para estreitar entendimentos com universidades do porte de Harvard e implementar ações envolvendo a Universidade do Estado do Amazonas(UEA)”.

Ainda de acordo com o diretor-presidente, a cooperação acadêmica permite compartilhar e trocar experiências com uma das universidades mais conceituadas no mundo. Ele destacou que a FAPEAM é a segunda Fap do Brasil a estabelecer esse termo de cooperação com Harvard. “É motivo de júbilo participar desse processo”, ressaltou.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, destacou que a parceria faz parte do processo de excelência que está sendo desenvolvido na instituição.”A aproximação com Harvard, bem como o estabelecimento desta parceria, consolidam um momento histórico para o Amazonas. Esta parceria demonstra o início de uma caminhada conjunta e o reconhecimento de todo o esforço que a Universidade realizou e continuará realizando para buscar excelência no ensino e na educação de nível superior no Amazonas”.

As pesquisas terão como foco o monitoramento ambiental, a tecnologia da informação e o desenvolvimento de ferramentas computacionais que permitam a comunicação em tempo real com rede de sensores, a visualização em sistemas de informações geográficas, que incluirão outras informações como tráfego e localização de indústrias. Serão ainda desenvolvidos aplicativos voltados para dispositivos móveis, como tablets e smartphones, a fim de que a informação gerada pelos sensores chegue à população e aos profissionais envolvidos.

Fonte: FAPEAM

Próximos Eventos