+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

FAPEAM e Intel assinam acordo de doação de recursos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), órgão vinculado ao governo do Estado do Amazonas, e a empresa Intel assinam, nesta quinta-feira (6), o acordo corporativo de doação no valor de R$ 35.400. Os recursos são destinados ao Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias (Pró-Engenharia) e ao Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI).

A cerimônia de assinatura do acordo será durante o 4º Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais (SBESC 2014), às 16h30, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM). Na ocasião, estará presente a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão.

O acordo permitirá a realização de treinamentos de bolsista dos programas na plataforma utilizada pela Intel, preparação de material didático, cursos – com apoio dos bolsistas – para estudantes de ensino médio, feira de apresentação de projetos e premiação. Também será possível o treinamento de bolsistas na plataforma Intel Galileo, curso de Scratch com Galileo (linguagem de programação). Espera-se que pelo menos 200 aluno sejam beneficiados.

Frutos

Neste ano, 42 estudantes de escolas públicas participantes dos programas Pró-Engenharia e/ou RH-TI foram aprovados nos processos seletivos para ingresso nas Universidades Federal (Ufam) e Estadual (UEA) do Amazonas e Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam) em cursos na área de Ciências Exatas.

Sobre os programas

Os programas Pró-Engenharia e RH-TI incentivam estudantes de escolas públicas no Amazonas, a partir do segundo ano do ensino médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional nas áreas de engenharias e de tecnologia da informação (TI).

O Pró-Engenharia estimula participação de técnicos da área de educação e graduandos da área de engenharias, a colaboração e formação continuada de professores da rede pública, estimula a cultura da iniciação científica e do empreendimento e inovação nos estudantes de ensino médio.

O RH-TI fomenta a participação de professores do ensino superior e graduandos das áreas tecnológicas das universidades públicas dos estados da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima), cadastradas junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA), a atuarem como tutores de projetos voltados para a área de TI, que serão executados em escolas públicas sediadas nos estados da Amazônia Ocidental.

Parceiros

Lançado em 2011, o Pró-Engenharias foi criado pelo Governo do Estado, via FAPEAM em parceria com as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e de Educação (Seduc), com o cofinanciamento da Agência Brasileira de Inovação (Finep).

O RH-TI é uma ação ligada ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor de Tecnologia da Informação na Amazônia (PROTI/Amazônia), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Finep, e faz do convênio firmado entre a FAPEAM e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc).

Fonte: FAPEAM

Próximos Eventos