+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapeam divulga resultados das etapas de enquadramento de editais voltados para incentivar mulheres na ciência

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou, nesta terça-feira (13/4), os resultados das etapas de enquadramento do Programa Fapeam: Mulheres na Ciência Edital N.º 001/2021 e do Programa Amazônidas- Mulheres e Meninas na Ciência Edital N.º 002/2021. Os Programas têm o objetivo de  intensificar a representatividade feminina no campo da pesquisa, tecnologia e inovação e promover o acesso e a igualdade de gênero na ciência.

A etapa de enquadramento consiste na análise da equipe técnica da Fapeam em relação ao cumprimento dos requisitos e documentos solicitados para a concorrência ao edital. As propostas habilitadas  seguem  para a análise de mérito.

O  Programa Fapeam: Mulheres na Ciência, específico para o interior do Amazonas, tem o intuito de encorajar a participação de mulheres no sistema local de CT&I e reduzir o desequilíbrio de gêneros entre coordenadores de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Agrárias. Ao todo, 25 propostas foram submetidas. Desse número, 12 foram aprovadas nesta etapa.

No Programa Amazônidas- Mulheres e Meninas na Ciência foram submetidas 111 propostas, das quais 84 foram enquadradas. O Programa visa à ampliação da participação feminina na liderança de projetos de pesquisa e no desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores, em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e socioambiental no Estado.

>> Resultado do enquadramento Fapeam Mulheres na Ciência

> Resultado do enquadramento Amazônidas Meninas e Mulheres na Ciência

Fonte: FAPEAM em 14/04/2021

Próximos Eventos