+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapeam divulga resultado de Programas de Apoio à Excelência Acadêmica e de Bolsas de Pós-graduação no Amazonas

O governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulgou, nesta segunda-feira (14/03), a lista dos 22 projetos aprovados na segunda chamada dos Programas de Apoio a Excelência Acadêmica (Pró-Excelência), de Bolsa de Pós-Graduação em Instituições fora do Estado do Amazonas (PROPG-AM) e de Bolsas de Pós-Graduação voltado ao interior do Estado (PROINT-AM). A decisão do Conselho Diretor da instituição foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na quarta-feira (09/03).

No Pró-Excelência, foram aprovados a concessão de nove bolsas adicionais de pesquisa para fomentar a publicação dos resultados parciais dos estudos em publicações nacionais e internacionais. Dentre eles, oito são do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa-MCTI) e um da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O programa pretende estimular o aumento qualitativo e quantitativo da produção acadêmica dos estudantes de mestrado e doutorado ainda durante a formação acadêmica.  A proposta é reconhecer a excelência acadêmica dos discentes que realizam cursos de pós-graduação stricto sensu em Programas sediados no Amazonas ou que são bolsistas dos Programas PROPG-AM e PROINT-AM.

Na segunda chamada do PROPG-AM, a Fapeam aprovou a concessão de dez bolsas de estudo nas modalidades de Mestrado e Doutorado. Com o apoio do governo do Estado via Fapeam, os pesquisadores contemplados irão desenvolver seus respectivos estudos nos Estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O governo do Estado via Fapeam aportará, ainda, recursos para que três pesquisadores do interior do Amazonas realizarem projetos de pesquisa que contribuirão como o desenvolvimento social e econômico do Estado. Foram contemplados dois bolsistas de Mestrado, residentes no município de São Gabriel da Cachoeira, que desenvolverão os estudos em Manaus, e um de Doutorado, residente no município de Tefé, que realizará o projeto de pesquisa no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro.

Acesse os resultados

Pró-Excelência

PROPG-AM

PROINT-AM

Fonte: FAPEAM

Próximos Eventos