Giro nos Estados

Fapeam apoia evento inédito na América Latina sobre Fisiologia Reprodutiva de Peixe

Com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (PAREV), será realizado de 03 a 08 de junho, no Hotel Tropical Manaus, o 11º Simpósio Internacional de Fisiologia Reprodutiva de Peixe (ISRPF). O ISRPF acontece pela primeira vez na América Latina e contará com a participação de especialistas de diversos países.

O evento, que ocorre a cada quatro anos desde sua criação em 1970, é um tradicional simpósio de referência mundial e de alto nível científico, dedicado a debater e apresentar os conhecimentos mais avançados e aplicados na área da Fisiologia da Reprodução de Peixes. Nesta edição, conta com mais de 200 inscritos e terá como tema “Novas fronteiras em diversidade reprodutiva num ambiente em mudança”. Na programação, estão previstas palestras de 16 cientistas renomados com larga expertise na área, oriundos da Espanha, China Japão, Alemanha, Estados Unidos e Brasil. Também está prevista a apresentação de projetos de pesquisa por meio de pôsteres e exposições orais.

ISRPF2018

O evento será realizado de 03 a 08 de junho, no Hotel Tropical Manaus

A cerimônia oficial de abertura acontece no dia 4 (segunda-feira), às 8h30, com a plenária do cientista Goro Yoshizaki, do Japão, que abordará sobre biotecnologias modernas utilizando células troncas germinativas em peixes. O tempo previsto de duração da apresentação é de 40 minutos. No dia anterior, haverá apenas a recepção de boas-vindas.

No Estado, o evento é coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), referência mundial em pesquisas sobre biodiversidade amazônica. Conforme o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, por estar localizada no coração de um dos maiores nichos de abundância e diversidade da fauna e flora do globo terrestre, que é a floresta amazônica, a cidade de Manaus foi escolhida para sediar o simpósio. Segundo ele, num momento de significativas e preocupantes mudanças do Clima e do Meio Ambiente, o simpósio será uma oportunidade ímpar de pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes continentes do planeta usufruir e se integrar neste ambiente científico altamente favorável para valiosas trocas de conhecimentos, discussões e o estabelecimento de futuras colaborações visando ao desenvolvimento da piscicultura/aquicultura mundial.

França destaca ainda o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas na realização do evento. “Pelo fato de estar sempre na vanguarda das ações necessárias ao desenvolvimento da Amazônia, em particular nas áreas consideradas estratégicas, a Fapeam aportou valiosos recursos financeiros que certamente em muito contribuirão para o sucesso do evento que recebeu quase 200 resumos de pesquisadores, estudantes e profissionais e de quase trinta países do globo terrestre”, frisou.

Sobre o Parev

O PAREV tem por finalidade divulgar resultados de pesquisas científicas e assim, contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico. Esta chamada é voltada ao apoio de eventos nos âmbitos da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), como por exemplo, congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho.

Em meados de abril deste ano, foi divulgado o resultado da segunda chamada do programa. Para a edição,  foi disponibilizado um montante de R$ 750 mil. O auxílio-pesquisa disponibilizado foi voltado às propostas de eventos nas modalidades Internacional, Nacional e Regional.

Fonte: Fapeam

Próximos Eventos