+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Fapeal presta homenagem a parceiros da instituição durante o Caiite

Em seus quase 24 anos de trajetória, completados no próximo mês de setembro, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) contou com a colaboração de inúmeros servidores, parceiros, técnicos e autoridades para o desenvolvimento de suas ações. Durante o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) alguns desses parceiros e colaboradores foram homenageados pela Fapeal com placas de agradecimento pelos serviços prestados.

Oito personalidades foram agraciadas. O fundador da instituição e atual vice-presidente, o médico José Medeiros, hoje com 84 anos, o ex-presidente e atual conselheiro da Fapeal, José Márcio Malta Lessa, os desembargadores Severino Rodrigues dos Santos e João Leite de Arruda Alencar, do Tribunal Regional do Trabalho, e a professora Maria de Lourdes Pinheiro da Silva, todos por suas contribuições ao crescimento da instituição ao longo de mais de duas décadas.

Os homenageados dentre os servidores foram escolhidos pelos colaboradores internos da Fapeal. O diretor Georginei Souza Neri e as técnicas Maria Luiza Ferreira de Almeida e Maria Cícera Silva dos Santos receberam suas placas na noite da última quarta-feira (20), no estande da Fapeal no evento, juntamente com as outras personalidades.

A presidenta da Fapeal, Janesmar Cavalcanti, destacou a importância de a fundação prestar esse reconhecimento. “A sobrevivência de uma fundação de fomento à pesquisa num Estado carente como o nosso não é fácil. E se a Fapeal conseguiu chegar até aqui, 24 anos, é porque pôde contar com a compreensão, a ajuda e o trabalho dessas pessoas e de tantas outras que elas representam. Nada melhor do que aproveitar a realização do Caiite, organizado com tanto carinho por nós e por parceiros, com participação de grande parte da comunidade científica, para promover esse momento especial e agradecer”, disse.

Diversas personalidades da área de ciência e tecnologia, professores, estudantes e bolsistas da instituição prestigiaram a solenidade, dentre elas, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton.

Homenageados

“Fiquei muito surpresa e feliz com essa homenagem. Principalmente porque o reconhecimento partiu dos próprios colegas da Fapeal. Sempre me dediquei muito à Fundação, sendo a funcionária mais antiga, pois entrei poucos meses depois do início de suas atividades. Já passei por quase todos os setores e aproveito a ocasião para dividir essa homenagem com todos os colegas que fazem a Unidade Gestora de Ciência e Tecnologia, onde estou hoje”, disse Maria Luiza Ferreira de Almeida, assessora técnica da UGCT da Fapeal.

“Estou muito feliz em participar desse momento”, resumiu Maria Cícera Silva dos Santos, gerente de compras da Fapeal. “A nossa preocupação é garantir um ambiente de trabalho unido e comprometido com o desempenho de um trabalho de excelência”, afirmou Georginei Souza Neri, diretor-técnico da Unidade Gestora de Controle e Desenvolvimento Institucional da Fapeal (UGCDI), também escolhido pelos colegas para receber as homenagens.

O conselheiro José Márcio Malta Lessa lembrou do tempo em que foi presidente da instituição. “Estou muito emocionado com esse reconhecimento. Reencontrar pessoas queridas e relembrar nossa trajetória é um verdadeiro presente”. “É sempre um prazer enorme participar das atividades da Fapeal e constatar que a Fundação deu certo e vem acumulando sucesso em sua trajetória”, resumiu José Medeiros.

“Sinto-me duplamente prestigiado. Recebo em meu nome e em nome do meu amigo João Leite de Arruda Alencar, que não pôde comparecer, esse reconhecimento, que não é apenas nosso, mas do trabalho de nossa equipe”, disse o desembargador Severino Rodrigues dos Santos. A professora Maria de Lourdes Pinheiro da Silva estava viajando e receberá posteriormente sua placa de agradecimento.

Sobre a Fapeal 

A Fapeal exerce atividades de fomento à pesquisa e indução tecnológica, além de ser gestora do Ponto de Presença (PoP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que liga pioneiramente o Estado de Alagoas à Internet, oferecendo serviços de conectividade à comunidade científica, instituições governamentais e ONGs, além de bolsas e auxílios para a formação de recursos humanos de alto nível.

Fonte: FAPEAL

Próximos Eventos