Giro nos Estados

Fapeal divulga resultado para pesquisas no Canal do Sertão

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) publicou, no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (7), o resultado final das propostas aprovadas para implantação dos projetos de pesquisa que visam ao desenvolvimento científico, tecnológico e inovador para a área que margeia o Canal do Sertão, no semiárido alagoano.

O Edital da Fapeal n° 5, lançado em 2013, disponibilizou R$ 1 milhão, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os projetos que vão receber os recursos possibilitarão a exploração racional e sustentável da agricultura e pecuária na região e serão executados pelos próximos 12 meses.

As propostas aprovadas foram: Indicadores de uso do solo para a região do Canal do Sertão no semiárido alagoano: vulnerabilidade ao aquecimento global, matéria orgânica, fertilidade do solo e balanço hídrico (Ifal); Sistema de irrigação automático e sustentável para a região do semiárido alagoano que margeia o Canal do Sertão (Uneal); Desenvolvimento de um sistema integrado lavoura x pecuária x floresta para as condições do semiárido alagoano (Embrapa). Ao todo, vão receber R$ 739.945,00.

Para a implantação dos projetos, os coordenadores devem apresentar carta de anuência da instituição, RG e CPF do coordenador responsável pelo projeto selecionado. Os documentos devem ser entregues na sede da Fapeal ou remetidos via Correios até 23 de janeiro. O endereço para correspondência é Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Rua Melo Moraes, nº 354, Centro, Maceió/AL, CEP: 57020-330.

 Fonte: FAPEAL

Próximos Eventos