Giro nos Estados

Faetec participa da 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento mais importante no segmento do Brasil, vai até domingo, dia 27, e promete mobilizar instituições de ensino do Rio de Janeiro, promovendo inúmeras atividades voltadas à Educação, Cultura, Esporte e Ciência. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, participa com iniciativas desenvolvidas em unidades localizadas nas regiões Metropolitana, Baixada Fluminense e do Médio Paraíba, além de ações fora das escolas, como no Parque Madureira, a partir desta quarta-feira, dia 23.

Com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, a semana tem por objetivo mobilizar a população em torno de atividades relacionadas à Ciência, destacando a importância para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Este ano, a intenção é apoiar ações que estimulem a interação entre esporte e saúde, em referência à realização da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016, no Brasil.

Na programação estão previstas oficinas, palestras, mesas redondas, gincanas, passeios ciclísticos, exibição de filmes, exposições de fotografias, entre outras, todas realizadas por alunos e professores da Faetec.

Durante a SNCT, a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj) Paracambi abrirá as portas para a comunidade conferir as atividades. Durante os dias 24 e 25, o morador da região poderá conferir mostra de arte itinerante, participar de jogos educativos, passeios ciclísticos e debates sobre código florestal e meio ambiente.

Na Baixada Fluminense, a Escola Técnica Estadual (ETE) João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu, realiza até a sexta-feira, 25, dois pontos de encontros com a Ciência: um no Sesc Nova Iguaçu e outro no Paço Municipal em Mesquita.

Já o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Barra do Piraí, no Médio Paraíba, também promove ações na sede da escola e em outros lugares da cidade, como a Praça Nilo Peçanha e o Instituto de Educação Nossa Senhora Medianeira. Um dos momentos mais esperados será a palestra com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, marcada para sexta-feira, dia 25. À ocasião, o secretário abordará os desafios e oportunidades em política pública, Educação, Ciência e Tecnologia.

A SNCT é coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a inclusão social, por meio do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.

Fonte: SECT-RJ

Próximos Eventos