Giro nos Estados

Faetec abre mais de 120 mil vagas em cursos gratuitos em todo o estado

Um dos grandes desafios dos jovens é a busca pelo primeiro emprego. E para conquistar boas colocações no tão sonhado mercado de trabalho é preciso estar bem qualificado e preparado para os desafios profissionais. A partir desta terça-feira, dia 21, começam as inscrições para 123.687 vagas da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio.

Ao todo, são 101.981 oportunidades em qualificação profissional, voltados para as exigências do mercado de trabalho, e as demais são para Atividades Artístico-Culturais e Físico-Esportivas. São 110 unidades pelo Estado com opções diferenciadas que buscam capacitar profissionais em diversos setores da economia. Os interessados têm até 4 de fevereiro para concorrer às vagas, pelo site (www.faetec.rj.gov.br), através do link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, destaca a iniciativa da Fundação em oferecer formação de profissionais capacitados para atender as demandas da sociedade e da economia fluminense.

– O ano começa com uma boa notícia para quem está pensando em dar uma guinada na vida e investir no futuro profissional. Mais uma vez, iniciamos o período letivo na Faetec com uma grande oferta de vagas em cursos de qualificação profissional de curta duração, dando oportunidade à população de se preparar para ingressar no mercado de trabalho o mais rápido possível. Nosso foco, em 2014, continua sendo no aprimoramento da mão de obra de acordo com as vocações regionais, oferecendo uma gama variada de cursos e ampliando o número de CVTs no Estado – afirma o secretário.

Os destaques dessa primeira rodada são os cursos com foco estratégico para atender os grandes eventos que chegam ao Brasil, como a Copa do Mundo, que acontece em junho deste ano, e as Olimpíadas de 2016. Mais de 26.200 vagas darão oportunidades de garantir o aprendizado de um novo idioma, como Inglês, Espanhol ou Francês. Os cursos de Agente de Informações Turísticas, Camareira em Meios de Hospedagem e Garçom também são boas opções.

Para o presidente da Fundação, professor Celso Pansera, as vagas oferecidas são uma boa oportunidade de entrar preparado para o mercado de trabalho.

– Os cursos profissionalizantes da Faetec qualificam os profissionais para o mercado de trabalho, valorizam o currículo e ainda trazem mais qualidade de vida para os alunos, por estarem localizados em regiões de fácil acesso. O Estado do Rio necessita de bons profissionais para a realização dos eventos a serem realizados no Brasil – destaca o presidente.

Os interessados poderão escolher até dois cursos diferentes por CPF, sendo que uma das opções deverá ser Informática ou Idiomas. Quem não tiver acesso à internet poderá procurar um dos 92 polos da Faetec Digital distribuídos em todo o Estado e contar com o auxílio dos monitores da Fundação.

Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima varia de 14 a 18 anos. Os cursos têm duração de 12 a 20 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, com duração de um mês.

O sorteio público das vagas será realizado no dia 6 do próximo mês, a partir das 9 horas, e a listagem completa publicada no site logo no dia seguinte. Após a publicação, os candidatos sorteados terão entre os dias 7 e 11 para efetivar a matrícula. As aulas começam em 10 de março.

Serviço:

Inscrições: 21 de janeiro a 4 de fevereiro

Sorteio: 6 de fevereiro

Resultado do Sorteio: 7 de fevereiro

Matrícula: 7 a 11 de fevereiro

Matrícula nas vagas ociosas: 17 a 19 de fevereiro

Início das aulas: 10 de março

Fonte: SECT-RJ

Próximos Eventos