Giro nos Estados

Faculdade de Sorocaba e CommScope criam laboratório de redes óticas para pesquisa e geração de conhecimento

A CommScope, empresa especializada em infraestrutura de telecomunicações, e a Facens, Faculdade de Engenharia, Tecnologia e Arquitetura de Sorocaba- SP, inauguram nesta quarta-feira, 31, o laboratório Optical Network Lab voltado para estudos, pesquisas e capacitação de alunos e profissionais para o mercado de redes de fibra óptica xPON (Redes Ópticas Passivas). A iniciativa foi intermediada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados Sorocabano – IPEAS.

A parceria irá disponibilizar conhecimento técnico para profissionais e graduandos de engenharia, por meio de aulas práticas, com aplicações em redes ópticas. O espaço será utilizado pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica, para aplicação do conhecimento obtido em sala de aula, para a realização de testes de novas tecnologias, estudos e pesquisas para geração de conhecimento acadêmico e também para o desenvolvimento de experiências e medições nas mais variadas tecnologias do setor para atender as demandas de empresas e operadoras no fornecimento de serviços digitais. O laboratório poderá ser visitado pela comunidade em eventos pontuais envolvendo o tema de redes ópticas.

A tecnologia de redes ópticas possui alta capacidade de transmissão de dados para o usuário final. O grande diferencial tecnológico é a capacidade de transporte de dados de quaisquer tecnologias, utilizando para isso o protocolo de redes GEM (GPOn Encapsulation Method – Método de Encapsulamento GPON).

Com a implementação das redes xPON, torna-se viável a utilização de fibra óptica na última milha, ou seja, na rede de acesso, principalmente pelo fato de ser possível utilizar a rede instalada.

Fonte: TI Inside

Próximos Eventos