+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Facepe oferece Bolsas de Iniciação Científica a universitários pernambucanos

article

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), por meio de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), está com inscrições abertas aos interessados em concorrer a bolsas de iniciação científica que serão concedidas no período de agosto de 2013 a julho de 2014. As bolsas são direcionadas a estudantes de graduação e as propostas devem ser apresentadas pelos orientadores de Instituições de Ensino Superior (IES) – públicas ou privadas, situadas no Estado de Pernambuco – até 22 de abril de 2013.

O objetivo do PIBIC é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para concessão de bolsas de iniciação científica a alunos de graduação, visando ao avanço do conhecimento científico e tecnológico em todas as áreas do conhecimento.

Podem participar do programa IES onde exista comprovada atividade de pesquisa científica e tecnológica, com instalações próprias para esse fim, e que tenham no seu corpo de funcionários, pesquisadores com produção científica significativa nos últimos cinco anos.

Os alunos candidatos devem estar regularmente matriculados do primeiro ao penúltimo período na instituição e ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades de pesquisa. As bolsas BIC são de R$ 400,00 mensais, e os selecionados deverão expor resultados parciais ou finais da pesquisa na Jornada Anual de Iniciação Científica da Facepe.

Ainda de acordo com o edital, serão reservados 20% da quota de bolsas para projetos que contribuam para a interiorização das atividades de pesquisa, ou seja, para projetos que serão comprovadamente realizados no interior de Pernambuco.

Novidades – O edital PIBIC/Facepe receberá propostas para solicitação de novas bolsas e para renovação de bolsas já existentes. Ele traz duas importantes novidades nesta edição. A primeira é que as propostas dos orientadores que estiverem atuando como tutores dos projetos institucionais do Programa BIA/Facepe (Bolsas de Iniciação Acadêmica oferecidas pela Fundação para alunos egressos do ensino médio de escolas públicas que obtiveram boa classificação no vestibular) receberão uma pontuação adicional com o intuito de premiar sua disponibilidade em aceitar esses alunos.

A outra novidade é que a Facepe reservará 5% da quota de bolsas para projetos oriundos de instituições que não têm quota do Programa de Iniciação Científica do CNPq, desde que elas tenham atingido pontuação suficiente para recomendação dentro da respectiva área de conhecimento.

Fonte: SECTEC-PE

Próximos Eventos