Giro nos Estados

Facepe oferece bolsas de estudo para universitários egressos da rede pública de ensino

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) está lançando a versão 2014 do edital do Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico destinado a estudantes universitários do 1º ano, egressos da rede pública de ensino. O edital é aberto a Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) do Estado, federais ou estaduais, que poderão apresentar projetos institucionais visando à sua qualificação para obtenção de quotas de bolsas da Facepe na modalidade Incentivo Acadêmico (BIA).

O objetivo do Programa Bia da Facepe é incentivar a adaptação à vida acadêmica e inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão de alunos egressos da rede pública de ensino que obtiveram as melhores classificações nos exames vestibulares das IES pernambucanas, federais ou estaduais, buscando evitar que, por carência de recursos financeiros, estes alunos abandonem os cursos ainda no primeiro ano de estudo.

A submissão de propostas deverá ser feita por coordenadores do programa BIA de cada IES, até 14 de fevereiro de 2014, por meio um formulário específico no sistema AgilFAP da Fundação. Serão oferecidas 180 bolsas, com duração máxima de 12 meses, distribuídas da seguinte maneira: 90 bolsas para o 1º semestre de 2014 e 90 para o 2º. O valor mensal de cada bolsa é de R$ 300,00.

Quem poderá receber as bolsas – os melhores classificados no último processo seletivo de ingresso para os diversos cursos de graduação que tenham cursado os três anos do ensino médio em escola pública, estadual ou municipal, e que estejam regularmente matriculados no 1º ou no 2º período do curso.

O aluno beneficiado deverá assumir o compromisso de dedicar pelo menos 12 horas semanais às atividades de pesquisa ou extensão, não podendo ser bolsista de qualquer outro órgão ou programa regular de bolsas de estudo ou possuir vínculo empregatício com entidade pública e/ou privada ou ter outra remuneração regular de qualquer natureza.

As propostas aprovadas neste Edital serão financiadas com recursos provenientes do Tesouro Estadual com aplicação de R$ 648.800,00 provenientes do orçamento da Facepe para 2014.

Mais informações poderão ser obtidas na Unidade de Fomento da Facepe por meio do telefone (81) 3181-4625 ou pelos endereços eletrônicos: diretoria@facepe.brfomento@facepe.br ou bia@facepe.br.

Baixe o edital e fique atento à errata ao cronograma.

Fonte: FACEPE

Próximos Eventos