+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Facepe divulga o resultado do edital de Apoio a Atividades de Monitoria em Divulgação Científica

A Facepe concluiu o processo de análise das propostas institucionais apresentadas por Centros e Museus de Ciências de Pernambuco ao edital de Apoio a Atividades de Monitoria em Divulgação Científica nos Museus e Centros de Ciência do Estado.

Oito projetos foram recomendados pela comissão avaliadora e um total de 110 bolsas para monitores serão concedidas às instituições Museu Espaço Ciência Salgueiro, Museu de Arqueologia da Unicap, Museu Interativo de Oceanografia, Espaço de Artes Ciência e Cultura – Univasf, Museu de Minerais e Rochas, Jardim Botânico do Recife, Museu de Ciências Nucleares e Espaço Ciência. Mais de R$ 500 mil estão sendo investidos com recursos da Facepe e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec).

Os coordenadores de cada projeto aprovado poderão indicar os nomes dos bolsistas até o dia 15 de novembro de 2014, para que as quotas de bolsas tenham data de início 1º de novembro e duração de 12 meses. Os coordenadores que indicarem seus bolsistas a partir do dia 16 de novembro receberão as quotas das bolsas a partir de 1º de dezembro.

O Edital de Apoio a Atividades de Monitoria em Divulgação Científica nos Museus e Centros de Ciência do Estado é aberto a Centros e Museus de Ciência, vinculados a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos de Pernambuco – federais, estaduais ou municipais – que realizem exposições e outras atividades de divulgação e difusão das ciências.
A chamada visa à qualificação dessas instituições para obtenção de apoio a atividades de monitoria, na forma de quotas de bolsas da modalidade Bolsa de Cooperação Técnica (BCT) da Facepe. A novidade para esta terceira edição do programa é que a diretoria da Facepe resolveu conceder, com recursos próprios, 20 bolsas, além das 90 que a SECTEC vem concedendo anualmente com recursos da Secretaria.

O edital busca apoiar atividades de monitoria em divulgação científica que propiciem a instalação e o fortalecimento de espaços científico-culturais, como centros e museus de ciência, planetários, jardins zoobotânicos, parques de ciência e instituições similares, visando a promover a expansão e a melhoria de suas ações, tendo como finalidade aprimorar a divulgação e popularização da cultura científico-tecnológica junto à sociedade e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino das ciências.

Fonte: SECTEC-PE

Próximos Eventos