+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Exposição traz arte e ciência aliada a tecnologia para o Tocantins

Exposição está aberta ao público até o dia 28 de fevereiro

Toda a beleza científica e natural a partir da utilização de tecnologias digitais e cores artificiais transformam as fotografias feitas de satélites especiais, agora pode ser conferida pela população Tocantinense. É a exposição “Olho do Céu”, que foi lançada na noite desta terça-feira, 19, no Hall da Assembleia Legislativa do Tocantins. Quem visita faz uma viagem espacial sobre montanhas, vulcões, geleiras, oceanos, florestas, rios e grandes centros urbanos.

A mostra que é algo inédito no Tocantins chamou muito a atenção da professora universitária, Liliana Naval. “A exposição é extremamente interessante porque muitas das imagens são de regiões consideradas patrimônio da humanidade. Além da beleza das fotos ela traz importantes para o planeta”, conta a professora.

Acompanhado do Governador Siqueira Campos, do presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso; e da Secretária Estadual da Ciência e Tecnologia, Andrea Stival; o embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig abriu oficialmente a exposição. Também prestigiaram o evento o Conselheiro para Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da embaixada, Dirk Schüller e a embaixatriz Christa Kern Grolig.

Produzida pelo Centro aeroespacial da Alemanha, inicialmente para fins científicos, as imagens são verdadeiras obras de arte. A “Olho do Céu” é composta por 30 telas num formato grande (2,60 x 1,60) e revela as belezas naturais da Terra, especialmente da América Latina e lugares fascinantes do Havaí, Arábia Saudita, Antártida, Japão e inclusive do Brasil.

Apesar de ser uma exposição alemã, as fotos agora pertencem ao Brasil. Elas foram cedidas na comemoração do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação (2010/2011). As peças foram doadas pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

A Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia foi quem articulou a vinda exposição para o Estado. Para a secretária, Andrea Stival, “a vinda dessa exposição para Tocantins e a presença do embaixador mostra com certeza vai resultar em futuras parcerias na área científica entre o Tocantins e a Alemanha”.

A superfície da Terra vista de um olhar espacial fornece informações sobre a atmosfera e as superfícies da terra e da água, sendo também úteis no monitoramento ambiental e no gerenciamento de catástrofes. Segundo o embaixador da Alemanha, as imagens foram selecionadas por razões estéticas e por trazerem importantes benefícios . Ele ressalta que, “a partir da exposição, também é possível se fazer uma reflexão filosófica sobre o planeta em que vivemos. As imagens demonstram a interação entre a natureza e as mudanças causadas pelo homem. Precisamos bem dele.” pontua.

CIÊNCIA

As microcâmaras supersensíveis registraram, por exemplo, a Terra à noite. Os mares de luz mostram as aglomerações populacionais e as grandes cidades. Os Andes, a mais longa cadeia de montanhas que se estende majestosamente por grande parte do continente Sul-americano, também está registrado na exposição. A imagem vai do Noroeste do Peru até o Cabo de Hornos, o ponto mais meridional do continente. Outra imagem mostra o Rio de Janeiro visto de cima, aninhado entre o oceano Atlântico, a baía de Guanabara e o sopé da Serra do Mar.

BRASIL-ALEMANHA

De maio deste ano e maio de 2014 o Brasil e a Alemanha comemoram o Ano da Alemanha no Brasil. Sob o lema “Quando ideias se encontram”, a Alemanha se apresentará ao País em uma quantidade de eventos, simpósios e exposições, e em todas as suas dimensões – economia e política, ciência e tecnologia, estilo de vida e educação, esporte e sociedade.

Fonte: SECT-TO

Próximos Eventos