Giro nos Estados

Ex-presidentes analisam situação da FAPERN

Ciente das dificuldades financeiras por que passa a FAPERN, o presidente Gilton Sampaio reuniu-se com os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Maria Bernardete Sousa e Uílame Umbelino, ambos ex-presidentes da instituição em gestões anteriores. O objetivo do encontro foi discutir a origem dos problemas e traçar planos para a reestruturação da fundação.

Entre os encaminhamentos sugeridos o mais relevante é a reativação dos Conselhos Fiscal e Técnico da FAPERN. O Conselho Técnico deve ser composto por representantes das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, das federações patronais e de trabalhadores e do Governo do estado. Já o Conselho Fiscal deve ser formado servidores designados pela Controladoria do estado, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pela FAPERN.

Enquanto o CT em apoio à diretoria deve avaliar programas de bolsas de estudo ou de pesquisa da FAPERN; e as concessões de apoio a cursos de doutorado, mestrado e outros programas de pós-graduação, considerados de interesse estratégico para o Estado, o CF deve examinar e emitir parecer sobre as contas anuais da FAPERN; avaliar e emitir parecer, uma vez por ano, a respeito dos procedimentos administrativos praticados pela FAPERN; além de fiscalizar as atividades técnicas e administrativas da FAPERN, entre outras atribuições.

Foi ainda proposta uma auditoria para avaliação das reais condições da instituição e a realização de novas reuniões. O encontro ocorreu na FAPERN no dia 30 de janeiro.

Fonte: Fapern

Próximos Eventos