+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Eventos debatem jornalismo sobre ciência e meio ambiente no Pará

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realiza, dia 31 de agosto, o I Seminário Estadual Jornalismo Científico, com o objetivo de discutir as estratégias e perspectivas da divulgação da ciência nos meios de comunicação de massa. O evento integra a programação do 8º Congresso Estadual dos Jornalistas promovido, de 30 de agosto a 02 de setembro, pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA).

Entre as atrações do Seminário está o jornalista Wilson da Costa Bueno, primeiro doutor em Jornalismo Científico do Brasil, que abordará as tendências e os desafios do jornalismo sobre ciência no contexto nacional. A jornalista do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), Jimena Felipe Beltrão, falará sobre as experiências e perspectivas do Jornalismo Científico na Amazônia e, em especial, no Pará.

O Seminário será mediado pela jornalista e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Rosaly Brito, e ainda terá a participação de editores de jornais locais como debatedores.

Podem participar jornalistas, assessores, educadores, estudantes de graduação/pós-graduação e demais interessados. As inscrições são gratuitas e os interessados devem enviar nome completo, formação, e-mail, instituição, telefone de contato para o endereço eletrônico: imprensa.secti.pa@gmail.com até 30/08. Haverá emissão de certificados para os inscritos.

Congresso dos Jornalistas – Com o tema “Os desafios do jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável na Região Amazônica”, o Congresso dos Jornalistas contará com a participação de importantes nomes do jornalismo nacional e regional. Na abertura (30), o destaque é a entrega do I Prêmio Belém de Jornalismo.

 Na sexta (31), haverá o Seminário de Jornalismo Científico (manhã) e, à tarde, os painéis sobre a relação entre jornalismo e meio ambiente. No sábado (01), serão ministradas as oficinas “Cobertura jornalística sobre o risco de desastre” e “Ferramentas digitais: a tecnologia sustentável ao seu alcance”. A programação segue com os painéis “Estratégias de enfrentamento da crise ambiental na Amazônia” e “Jornalismo Ambiental na Academia”. O dia termina com apresentação cultural e exposição de fotos. O último dia do evento será dedicado ao Estatuto do Sindicato e à leitura da Carta de Belém.

Para conferir a programação completa e os valores das inscrições para o Congresso, clique no link:http://www.secti.pa.gov.br/sites/default/files/programacao_congresso_seminario.pdf.

 Serviço:

8º Congresso Estadual dos Jornalistas

Período: 30/08 a 02/09

Local: Sede da OAB-PA – Praça Barão do Rio Branco, 93 – Campina

Inscrições: Interessados devem efetuar o pagamento da inscrição e enviar nome completo, registro profissional, instituição, oficina escolhida, e-mail e telefone para o endereço: sinjorpa@gmail.com.

Informações: (91) 3246-5209 (Falar com Paulo ou Marília)

 I Seminário Estadual de Jornalismo Científico

Data: 31/08

Horário: 9h

Local: Sindicato dos Urbanitários do Pará. Av. Duque de Caxias, 1234 (entre Lomas Valentinas e Enéas Pinheiro).

Inscrições gratuitas: enviar nome completo, formação, instituição/empresa, e-mail e telefone paraimprensa.secti.pa@gmail.com. Haverá emissão de certificados para os inscritos.

Informações: 4009-2514/8146-6642

Fonte: SECTI-PA

Próximos Eventos