Giro nos Estados

Evento reúne empreendedores aprovados para a terceira fase do Programa Sinapse da Inovação no ES

Falta pouco para os capixabas conhecerem os finalistas que serão contemplados com R$ 50 mil do Programa Sinapse da Inovação para desenvolverem seus negócios. Depois de receber mais de 1,2 mil ideias de todas as regiões do estado, o programa chega neste mês à sua terceira e última fase de seleção.

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com o apoio da Fundação CERTI e do Sebrae/ES, o Sinapse da Inovação reuniu, nesta segunda-feira, 6/11, os autores dos 150 projetos selecionados para a Fase 3.

Os empreendedores participaram de três palestras e dinâmicas com os mentores Carlos Eduardo Bizzotto, Tony Chierighini e Gustavo Canova, da Fundação CERTI. Ao final de um dia de trabalho, os empreendedores apresentaram seus negócios para os demais empreendedores, além dos especialistas da Fundação CERTI, e membros da Fapes, Sebrae, UCL e Bandes, que também acompanharam o Workshop.

As equipes receberam também as diretrizes para as próximas etapas do programa e uma palestra com o representante do  SEBRAETEC, oportunidade disponibilizada pelo Sebrae Espírito Santo para auxiliar no desenvolvimento das empresas.

“O evento foi essencial para que os empreendedores pudessem rever seus negócios, se colocarem no lugar de seus clientes e modelarem soluções de modo a obter um maior potencial de sucesso no mercado”, destacou o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon.

Os autores das ideias aprovadas para a Fase 3 deverão submeter um projeto de fomento entre os dias 06 a 20/11. Durante a nova fase, as equipes terão acesso a capacitações com especialistas acerca de diversos pontos essenciais para o sucesso de uma startup.

Ao fim da última fase, até 40 ideias serão contempladas e receberão R$ 50 mil em subvenção da Fapes, benefícios de instituições parceiras do programa e suporte para o desenvolvimento de seus produtos e negócio. O resultado final será divulgado no dia 10/01/2018.

Confira aqui a lista das ideias selecionadas para a Fase 3 do programa.

 

Impactos gerados

O Sinapse da Inovação está sendo desenvolvido pela Fapes, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e também pela Fundação Certi– Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras.  A Fapes tem como atribuições a operacionalização do apoio institucional, financeiro e técnico a programas e projetos de promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação às instituições públicas e privadas de ciência, tecnologia e inovação.

Com poucos meses de operação, o Sinapse da Inovação Espírito Santo já envolveu e capacitou mais de 5 mil cidadãos capixabas, de 57 municípios. O Estado atingiu o segundo maior número de ideias submetidas na história do programa, realizado também nos estados de Santa Catarina e Amazonas.

Fonte: FAPES ES

Próximos Eventos