Giro nos Estados

Estudantes de Itabaiana participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Sergipe

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013 acontece de 21 a 27 de outubro em todo o País. Em Sergipe a SNCT conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico da Ciência e Tecnologia. Em todo o Estado são realizadas atividades com o objetivo de popularizar os temas relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I). Na última segunda-feira, 21, o Colégio Estadual Dr. Murilo Braga, localizada no município de Itabaiana, no Agreste Sergipano, contou com a “Oficina de Experimentos de Ensino de Química” e com a apresentação de projetos de pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PibicJr).

Durante a Oficina, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra ministrada pelo professor de Química e Mestre do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), Fábio Luiz de Souza, “Essa atividade é fundamental para ampliar os conhecimentos sobre ciências”, afirmou Fábio Luiz ao destacar que a SNCT é um excelente momento para apresentar a importância da ciência no cotidiano dos cidadãos.

Para o jovem Gabriel Machado, 15 anos, estudante do 2° ano do Ensino Médio, a atividade é enriquecedora no que se refere na possibilidade aprender sobre a realização dos experimentos “é interessante conhecer um pouco mais sobre eletrólise e também sobre os demais assuntos que envolvem a Química, nesta atividade os temas são apresentados de uma maneira mais clara”.

Segundo o professor da Universidade Federal de Sergipe de Itabaiana e coordenador do projeto do PibicJr “Divulgando na teoria e na prática: Química no Agreste Sergipano”, Victor Hugo Vitorino Sarmento, na SNCT é possível divulgar os temas relacionados à Química de uma maneira mais clara e despertar a atenção dos alunos. “ A Semana é o momento de popularização da ciência, reflete como uma oportunidade de divulgar os resultados das pesquisas, mostrando os temas de uma maneira mais acessível”, ressaltou o pesquisador ao comentar que o PibicJr permite uma ponte para aproximar a universidade do Ensino Médio.

 Depois da Oficina os alunos apresentaram os resultados das pesquisas desenvolvidas no PibicJr. De acordo com aluno do 3° ano, Rafael Nunes da Cunha, 17 anos, mostrar os resultados das pesquisas é enriquecedor, pois é uma maneira de testar os conhecimentos, “participar da exposição dos projetos na escola é uma forma de incentivar os colegas a também desenvolverem pesquisa”, comentou Rafael ao mencionar que pretende continuar desenvolvendo pesquisas quando estiver na graduação, o jovem pretende prestar vestibular para o curso de Engenharia Civil.

A professora de Língua Portuguesa e Literatura, Maria Luiza Oliveira Andrade, coordena o projeto intitulado “A recepção do conto do Século XIX na sala de aula do Murilo Braga” percebeu com a experiência que os alunos se interessam pela pesquisa ao participar do PibicJr, “os estudantes além de aprenderem a trabalhar em grupo passam a ter um embasamento teórico no que se refere ao desenvolvimento de pesquisa científica”.

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013

A SNCT é uma excelente oportunidade para mostrar, de maneira simples, divertida e didática, os avanços da Ciência e os resultados do desenvolvimento tecnológico no Brasil e no mundo. O objetivo da Semana é além de aproximar a população dos temas relacionados à Ciência e Tecnologia, promover e estimular a atividade de divulgação científica em todo o País. Com a realização das grandes atividades esportivas mundiais que o Brasil sediará nos próximos anos – Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Jogos Olímpicos (2016) e Jogos Paraolímpicos (2016) – o País tornou-se o centro das atenções do esporte mundial. Dessa maneira, as atividades da Semana pretendem estimular a aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e na sua relação com o ambiente natural.

Em Sergipe, a SNCT é coordenada pela Fapitec e em parceria com instituições de pesquisas – Embrapa, Instituto Tecnológico de Pesquisa, SergipeTec – e Instituições de Ensino Superior (IES) – Universidade Tiradentes (Unit), Universidade Federal de Sergipe (UFS). A Semana visa ação de interiorização e conta com o apoio também da Sedetec e da Secretaria de Educação (Seed), além das prefeituras municipais do interior do Estado e os museus e centros de ciência.

Sobre o PibicJr

O PibicJr é um Programa cuja iniciativa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que busca parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa para operacionalizar o Programa. O Edital de Bolsas do Pibic Jr lançado pela Fapitec e tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e difusão científica em instituições de ensino, em conjunto com instituições de pesquisa sediadas no Estado. Durante a SNCT os bolsistas têm a oportunidade de apresentar os resultados das pesquisas científicas e trocar experiências com outros estudantes e pesquisadores sobre os temas relacionados à C,T&I.

Fonte: Ascom/Fapitec

Próximos Eventos