+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Estudantes e professores da UnB realizam ação de extensão na Paraíba

A equipe da Universidade de Brasília que irá participar da Operação Porta do Sol, do Projeto Rondon, na cidade de Dona Inês (PB), embarcou nesta quinta-feira (22). O grupo de oito estudantes de graduação e dois professores vai dividir com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) a responsabilidade de desenvolver ações de extensão no município paraibano. As atividades seguem até o dia 7 de fevereiro.

A UnB ficará responsável pelas oficinas e atividades relacionadas às áreas temáticas Tecnologia e Produção, Meio Ambiente, Trabalho e Comunicação. A UEMG responderá pelas áreas de Cultura, Direito, Educação e Saúde. “Temos 19 atividades ofertadas e a maioria delas concentra-se na formação de multiplicadores”, afirma o coordenador da equipe, professor Álvaro Nogueira de Souza.

“A intenção é que a comunidade usufrua de todo o conhecimento técnico que nós temos e que isso melhore suas práticas”, completa a coordenadora adjunta, professora Maísa Santos Joaquim. As atividades são ofertadas a toda a população do município e realizada pelos professores e estudantes que participam da operação.

Ivone Costa irá desenvolver oficinas de reciclagem de papel e capacitações para inspetores de escola e agentes comunitários. Estudante do 9º semestre do curso de Enfermagem, a jovem precisou se qualificar em outras áreas para participar da ação multidisciplinar. “Tive de buscar teorias sobre meio ambiente, resíduos sólidos e estudar o perfil demográfico da região. Isso me enriquece como acadêmica e futura profissional da área da Saúde”, avalia a estudante.

SAIBA MAIS – O Projeto Rondon é uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério da Defesa e tem como missão possibilitar que estudantes e professores universitários, em ações voluntárias, contribuam com projetos de desenvolvimento sustentável e de fortalecimento da cidadania nos municípios mais carentes do país.

Fonte: UnB

Próximos Eventos