Giro nos Estados

Estudantes da Uergs recebem homenagem do secretário de Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Os acadêmicos do Curso de Engenharia em Energia, da Uergs em Novo Hamburgo, Lucas Casagrande e Natália Weber, receberam uma homenagem do secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, nesta segunda-feira, 5/8, na SCIT. Recentemente, os estudantes tiveram seu projeto na área de energias renováveis escolhido entre os 25 melhores do mundo no concurso Go Green in the City, promovido pela Schneider Electric.

Natália apresentou o trabalho sobre o desenvolvimento de centro de dados mais sustentáveis (Green Data Centers) na sede da Schneider Eletric, em Paris, no final de junho. “Ter o nosso trabalho entre os 25 melhores, concorrendo com estudantes do mundo todo, nos mostrou que o nosso nível está muito bom. O mais importante é ver nosso esforço reconhecido, depois de quatro anos estudando e acreditando na inovação”, diz Natália. Lucas destaca o caráter social do curso: “Com a Engenharia em Energia nós, estudantes de uma universidade pública, damos um retorno para a sociedade, pois a discussão sobre como crescer de forma sustentável é uma preocupação nova e a experiência universitária e prática nos capacita para contribuir com a inovação”, destaca o acadêmico.

Participaram da homenagem o reitor da Uergs, Fernando Guaragna, o pró-reitor de Ensino da Universidade, Leonardo Beroldt, o diretor regional do Campus I e professor da Unidade em Novo Hamburgo, Nei Marçal, o direotr técnico da Scit, Luciano Andreatta e a mãe de Natália, Cristina de Assis Brasil. “É uma bela experiência a desses alunos, que traz consigo não só a realização pessoal, mas incentiva outros colegas da Uergs a inovarem cada vez mais”, disse Prodanov. Para o reitor da Uergs, Fernando Guaragna, o desempenho dos acadêmicos é um orgulho para a Universidade. “Isso nos enche de orgulho e mostra o potencial da nossa vida acadêmica, tanto em termos de graduação, quanto de pesquisa”, disse.

Durante a homenagem, Prodanov sinalizou com a possibilidade de o projeto participar do programa Inovar Para Empreender, voltado a potenciais inventores e empreendedores.

O projeto Green Data Centers

A ideia do projeto dos acadêmicos do nono semestre é desenvolver centros de dados verdes, por meio da utilização de um sistema de refrigeração líquida e geração de energia termoelétrica, melhorando a eficiência e confiabilidade destes sistemas. “Este projeto pode contribuir para as cidades mais verdes, porque será capaz de salvar quase 116,5 terawatt-hora (TWh) de energia elétrica. Para se ter uma ideia, o Brasil consome cerca de 450 TWh por ano, o que representa uma redução de aproximadamente 26%. Além disso, esta iniciativa também geraria uma redução de aproximadamente 1 bilhão de toneladas de dióxido de carbono por ano”, explica Natália. A partir de agora o trabalho, que foi pensado projetado para a inscrição no concurso, será desenvolvido na Universidade e participará de outros concursos.

Saiba mais sobre o Curso de Engenharia em Energia da Uergs

O curso é ofertado na Unidade em Novo Hamburgo e forma profissionais capazes de projetar, planejar, implementar, manter e gerir sistemas de geração de energia solar, eólica, térmica, hídrica e bioenergia, visando seu aproveitamento otimizado em toda matriz energética nacional, com ênfase na sustentabilidade econômica e ambiental. Os engenheiros de energia poderão atuar em usinas de geração de energia e de produção de biocombustíveis (biodiesel e biogás) de pequeno, médio e grande porte. Também poderão prestar consultoria técnica para cooperativas, propriedades rurais, agroindústrias, edificações urbanas e industriais, além de poder atuar no setor público nas áreas de gestão e planejamento da matriz energética.

Inovar Para Empreender

O programa Inovar para Empreender contribui para a popularização das discussões acerca de ciência, tecnologia e inovação, facilitando o acesso dos empreendedores participantes a informações e contatos feitos pela SCIT, com o intuito de potencializar seus projetos e torná-los passíveis de implementação e utilização junto aos diferentes setores da sociedade. Com o programa, a SCIT busca proporcionar a aproximação dos investidores de inovação com os empreendedores em rodadas de negócios.

Fonte: SCIT-RS

Próximos Eventos