+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Estudantes da Rede Pública visitam exposição “Olho do Céu” em Palmas (TO)

Um grupo de 50 estudantes observam as telas com imagens da Terra vistas de Satélite. alunos do 1º ano do Centro de Ensino Médio de Castro Alves – CEM visitaram nesta quarta-feira, 27, a exposição fotográfica “Olho do Céu”, no Hall da Assembleia Legislativa do Estado. A exposição ficará em Palmas até sexta-feira, 28/02.
Eles conheceram de perto as fotografias feitas por micro câmeras de satélite espacial. Imagens de montanhas, vulcões, geleiras, oceanos, florestas, rios e grandes centros urbanos revelando as belezas naturais da Terra, especialmente da América Latina e lugares fascinantes do Havaí, da Arábia Saudita, da Antártida, do Japão e inclusive do Brasil.
A estudante do 1º ano do Ensino Médio, Júlia Arnor Alves, ficou impressionada com a beleza das imagens. “Eu achei muito legal ver essas imagens de perto. São bonitas e bem definidas. Foi uma aula diferente onde eu pude aprender muito sobre vários lugares fascinantes do planeta”, conta a aluna.
Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio, Francileide Souza Coelho, que acompanhou os alunos durante a visita, “este tipo de atividade é muito construtiva porque os alunos aprendem de uma forma interativa. Eles vão sair daqui com uma visão totalmente ampliada das áreas de Ciência e Geografia”, destaca a professora.

Exposição
Produzida pelo Centro Aeroespacial da Alemanha, inicialmente para fins científicos, a Exposição “Olho do Céu” é composta por 30 telas num formato grande (2,60m x 1,60m). Elas foram cedidas na comemoração do Ano Brasil-Alemanha da Ciência, Tecnologia e Inovação (2010/2011). As peças foram doadas pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.
A Exposição revela o encanto da Terra à noite. Os mares de luzes mostram as aglomerações populacionais e as grandes cidades. Os Andes, a mais longa cadeia de montanhas que se estende majestosamente por grande parte do continente Sul-americano, também está registrado na exposição. A imagem vai do Noroeste do Peru até o Cabo de Hornos, o ponto mais meridional do continente. Outra imagem mostra o Rio de Janeiro visto de cima, aninhado entre o oceano Atlântico, a baía de Guanabara e o sopé da Serra do Mar.
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação foi quem articulou a vinda da exposição para o Tocantins. De maio deste ano e maio de 2014 o Brasil e a Alemanha comemorarão o Ano da Alemanha no Brasil. Sob o lema “Quando Ideias se Encontram” a Alemanha se apresentará ao País em uma série de eventos, simpósios e exposições, e em todas as suas dimensões – economia e política, ciência e tecnologia, estilo de vida e educação, esporte e sociedade.

Fonte: SECT-TO

Próximos Eventos