Giro nos Estados

Estudantes da rede pública do Amapá recebem certificados de “Aluno Integrado”

Estudantes da rede pública participantes do Programa de Extensão Aluno Integrado receberam certificados na manhã da quarta-feira, 7, no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O curso foi promovido pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC ) sob a coordenação de Eliana Paixão. O programa proporciona formação em tecnologias da informação e da comunicação (TICs) aos estudantes.

O treinamento em TICs habilita os alunos a se tornarem parceiros do professor e da escola, auxiliando tanto nas aulas, como no cuidado com os equipamentos dos laboratórios das escolas estadual e municipal.   O Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), que envolve a distribuição de laboratórios, a capacitação de professores para o uso das TICs nas escolas e oferta de conteúdos educacionais.

A reitora da Unifap, Eliane Superti, reinterou o compromisso social da universidade. Superti disse que aproximar as escolas públicas do ambiente acadêmico superior é um compromisso. “A universidade não é uma ilha e cursos iguais a esses torna-se pontes com a sociedade.   O sonho para que tenhamos uma universidade melhor está em andamento. E isso só será possível se todos acreditarem e participarem”, acrescentou a reitora.

Opinião compartilhada pela coordenadora, Eliane Paixão, que afirmou um dos pontos positivos neste programa foi a integração do estudante do ensino médio com a universidade. “Nós abrimos as portas para que esses jovens utilizassem toda a estrutura necessária para a conclusão do curso. Essa relação estimula à busca pela graduação”, avaliou.

O estudante da Escola Estadual Esther da Silva Virgolino, Robert Yan Souza, 15 anos, disse que o aprendizado adquirido durante o curso foi importante para pleitear o primeiro emprego futuramente, por exemplo. A proximidade com a área de TI também despertou no estudante a vontade de cursar uma graduação que leve para esse campo do conhecimento. O programa Aluno Integrado abrirá nova turma este ano.

Fonte: UNIFAP

Próximos Eventos