+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Estudantes baianos conquistam segundo lugar em competição internacional de robótica

Única representante da América do Sul a participar do Prêmio Laureate de Excelência em Engenharia e Robótica, no México, a equipe de estudantes de engenharia mecatrônica, da Universidade Salvador (Unifacs), conquistou o segundo lugar na competição.
Lucas Leite, Ramon Valeriano, Brunno Araújo e Luan Passos desenvolveram um robô capaz de localizar vítimas de desastres, como deslizamentos de terra, e determinar a situação vital em que se encontram. Além do auxílio no resgate, o robô – batizado de Heimdall – também preserva a vida da equipe socorrista.
O líder da equipe, Lucas Leite, explica o funcionamento do robô. “Ele entra primeiro no cenário e já começa imediatamente a compor um mapa do local. Ao mesmo tempo ele passa a obter leituras de gases como CO, gás natural, gases nocivos em geral e O2”, esclarece.
A competição aconteceu na Universidade do Vale do México, nos últimos dias 4 e 5, e testou as habilidades do robô em uma série de desafios de mobilidade, como corredores estreitos, blocos, simulando destroços, e escadas. Para Lucas, participar da competição trouxe inúmeras vantagens para todos da equipe. “É um diferencial não só no currículo, mas para nossa experiência e maturidade como engenheiros”, finalizou.
Fonte: SECTI-BA

Próximos Eventos