+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Estado interage com órgãos parceiros para realização da Semana Nacional de C&T em Rondônia

Serviços, atividades, ações, programas ou projetos desenvolvidos por qualquer instituição de Rondônia que envolvam ciência, tecnologia e inovação podem fazer parte da programação da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O maior evento científico realizado simultaneamente em todo país será em outubro, no Estado, com o tema “Luz, Ciência e Vida”. Nesta terça-feira, a equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), coordenadora do evento, reuniu representantes de diversas instituições parcerias no intuito de alinhar ideias para realizar a edição 2015.

Na reunião, o coordenador da Semana, Emanuel Mirtil, ressaltou a necessidade dos encontros preparatórios e assinatura do termo de adesão pelas organizações para a qualidade do evento. “Temos expectativa de envolver 40 instituições parceiras, tanto públicas quanto privadas, para oferecer uma programação de qualidade ao público.” Ele também destacou o objetivo do evento de popularizar a ciência e tecnologia. “Geralmente, quando abordamos o assunto, as pessoas já imaginam laboratórios, invenções grandiosas ou algo que remete ao espaço. Não é só isso. O evento vai trazer essa consciência de que a ciência e tecnologia está na rotina das organizações, assim como na de cada pessoa”, destacou.

É com esta intenção que a equipe da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) irá participar mais uma vez do evento. O geólogo e assistente de produção, Marcos Quadro, explicou que todos os projetos desenvolvidos pela empresa pública envolvem tecnologia de ponta. “Vamos abordar os trabalhos de pesquisas de recursos minerais, geológico, hídricos e também questões territoriais, que são as atividades da própria organização”, disse o geólogo ao explicar que o monitoramento da cheia do Rio Madeira e Rio Acre, realizado pela companhia, também utiliza tecnologia e poderá ser apresentado no evento.

Tecnologia

O Departamento de Polícia Técnica e Científica de Rondônia também irá fazer parte da programação. Segundo o diretor do departamento, Girlei Veloso, cada vez que a tecnologia evolui, a perícia se moderniza. “O trabalho da perícia é feito de forma científica e objetiva, ou seja, depende de equipamentos modernos. No evento, será possível apresentar os diversos exames que são realizados no departamento como, o de DNA e balística, por exemplo,” adiantou.

Fonte: SEPOG-RO

Próximos Eventos