Giro nos Estados

Espírito Santo realiza palestra para professores sobre a popularização da ciência

 

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) coloca em discussão a popularização da ciência. O tema será tratado na palestra “A investigação científica na educação básica e o papel da feira de ciência”, ministrada pela coordenadora geral da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) e professora da Universidade de São Paulo, Roseli de Deus Lopes.

A palestra será realizada nesta quinta-feira (19) no auditório do Edifício América Centro Empresarial, das 14 às 17 horas. O objetivo é mobilizar os professores a participarem de editais científicos como o da 9º Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, inscrevendo projetos com a participação de alunos.

Este ano, a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia terá em sua programação a I Feira de Ciências e Engenharia do Espírito Santo, que reunirá trabalhos apresentados por alunos do ensino fundamental e ensino médio regular e profissional, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (Eja) das escolas públicas. Outra novidade é que serão selecionados trabalhos da Feira de Ciências e Engenharia do Espírito Santo para terem visibilidade nacional na Febrace.

A Febrace é uma grande mostra de projetos científicos de referência nacional na descoberta de novos talentos e geração de oportunidades. Ela acontece anualmente na Universidade de São Paulo. Em 2011 premiou com bolsa de estudos em língua inglesa e um notebook da Fundação Estudar cinco alunos do Instituto Federal do Espírito Santo de São Mateus. Eles apresentaram um trabalho sobre a reutilização de telas touch screen (utilizadas em aparelhos celulares), em células fotoeletroquímicas do tipo Grätzel, usadas em aparelhos que captam a energia solar.

José Ballester, coordenador do núcleo de ciência da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ressalta a importância da palestra no incentivo de participação de alunos na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. “A palestra visa mobilizar professores a orientar seus alunos a criarem projetos para participar da Semana”, avalia.

O secretário Jadir Péla afirma que “a popularização da ciência é um compromisso do governo do Espírito Santo”. Acrescenta ainda que “é uma importante ferramenta para o processo de desenvolvimento científico e tecnológico do estado”.

Fonte: SECT-ES

Próximos Eventos