Giro nos Estados

Espírito Santo irá representar o Brasil em feira internacional de inovação

Estado do Espírito Santo irá representar o Brasil, com 15 inventos capixabas, na Feira Internacional de Invenções, Inovações e Negócios do Irã (Finex), que será realizada em Teerã no período de 04 a 07 de fevereiro deste ano. A Finex é a segunda maior feira da Ásia e uma das seis mais importantes do mundo na área de tecnologia e inovação. Estarão presentes mais de 35 países reconhecidos no setor, juntamente com o Brasil, único da América Latina a participar este ano.

O convite foi feito pelo Governo do Irã após a participação de pesquisadores iranianos na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) em outubro de 2012. Na ocasião, os pesquisadores identificaram inventos com potencial de mercado para expor no exterior e com apoio da Associação Brasileira dos Inventores e Pesquisadores Inovadores (ABIPIR) selecionaram os 15 projetos capixabas que representarão o Brasil na Feira para passar pela comissão julgadora da Finex. O Espírito Santo e o Brasil será representado na Finex pelo assessor especial da SECTTI, Lucio Spelta, e todos os projetos aprovados serão apresentados pela ABIPIR no Irã.

Dentre os 15 inventos que serão apresentados, está a Cadeira de Rodas Robótica, idealizada pelo professor Teodiano Teodiano Freire Bastos Filho, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A cadeira, inédita no mundo, pode ser movida por ondas cerebrais e movimentos simples como os dos olhos, sopros e sucção levando mobilidade para pessoas com deficiência motora em estágios avançados. A cadeira possui também um sistema modular que identifica obstáculos e comunicação de bordo, permitindo que o condutor se comunique por meio de palavras, escritas através de ondas emitidas pelo cérebro.

Outro invento que irá para a Finex é o Aço Ecológico. Desenvolvido pelo professor Osvaldo Comineli do Departamento de Engenharia Mecânica da Ufes, a pesquisa resultou em uma nova tecnologia para a produção de aços com melhores propriedades mecânicas, custo reduzido para ser aplicado em estruturas soldadas, parafusadas ou rebitadas e expostas à corrosão atmosférica ou marinha, sem necessidade de pintura.

A participação desses trabalhos na Feira faz parte da consolidação do Circuito Internacional de Inovação que irá conectar o Espírito Santo de forma permanente aos principais mercados e polos de inovação nacionais e internacionais. Para o secretário da Sectti, Jadir Péla, o objetivo do Circuito é “ampliar as buscas por investidores e empresas interessadas em lançar projetos desenvolvidos por pesquisadores e empresas capixabas, além de promover o intercâmbio científico e tecnológico entre os países. A iniciativa contribuirá para a inclusão do Espírito Santo e do Brasil em um grupo de países exportadores de tecnologia”.

O Circuito Internacional será composto por países como os Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Taiwan, Irã e Brasil. As instituições representadas na Feira com inventos serão a Ufes, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em parceria com a empresa capixaba de automação Zaruc Tecnologia, a Escola Técnica CEDTEC, a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), a Faculdade de Castelo (Facastelo) e a Unesc (Centro Universitário do Espírito Santo), além do inventor independente Cláudio Viana.

Fonte: SECTTI ES

Próximos Eventos