Giro nos Estados

ES vai sediar evento internacional de inovação científica em 2014

Sede da Copa do Mundo em 2014, o Brasil também será palco para o evento mais importante de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da International Federation of Inventor Associations (IFIA), na qual estão cadastrados 14 feiras de diferentes países com destaque no setor de inovação. A Feira Internacional de Inovações – INNOVAWORLD acontecerá de 08 a 11 de outubro, em Vitória, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) em parceria com a Associação Brasileira dos Inventores e Pesquisadores e Inovadores (Abipir).

O Espírito Santo, representando o Brasil, concorreu com Hungria, Alemanha e China na disputa para sediar o evento, que aconteceu durante a Seoul International Invention Fair (SIIF), na Coreia do Sul. O Estado foi convidado a se candidatar durante a visita dos diretores executivos da IFIA e pesquisadores internacionais na 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (Semana CT).

Na SIIF, o Espírito Santo apresentou três projetos: ORCANTE (Organic Cancer Treatment), único produto no mundo composto à base de princípios ativos naturais com efeitos comprovados na cura de vários tipos de câncer em mamíferos; Controle remoto para sistema de irrigação via SMS; e Controle biológico para o tratamento de Água e Esgoto.

Na ocasião, o projeto ORCANTE, do pesquisador Marcelo Vivacqua, foi premiado com exclusividade pela World Intellectual Property Organization (WIPO) de melhor invenção/inovação da feira e o segundo melhor da Associação Coreana de Propriedade Intelectual (KIPA), concorrendo com mais de 700 invenções de 32 países.

Feliz com a premiação, Marcelo, diz que o Espírito Santo integra agora um circuito internacional de destaque em Inovação. “Temos muitos inventores talentosos no Estado. Precisamos dar suporte para ampliar a capacidade de negócio desses inventos e ampliar a divulgação, assim conseguimos potencializar a competitividade do ES para além de exportação de commodities”, defende.

Durante a 10ª Semana CT, que reuniu 1800 expositores, pesquisadores internacionais foram mobilizados para conhecer e apresentar projetos de inovação no Estado. A impressão sobre o evento foi importante na escolha do Espírito Santo para sediar o principal da IFIA, afirma o coordenador do setor de CTI da Sectti, Lucio Spelta. “Ressalto a fala do presidente da IFIA, Andras Vedras, no dia do lançamento da candidatura na Coreia, se referindo a 10ª Semana CT: ‘Nunca presenciei algo parecido, mais de 100 mil jovens, num evento que reuniu inovação, ciência, tecnologia e cultura’”, comentou o coordenador com entusiasmo.

O secretário da Sectti, Jadir Péla, declara que sediar um evento desse porte é uma grande conquista para o Espírito Santo. “Temos motivos para comemorar, pois passamos a fazer parte do Circuito de Inovação Mundial. Criamos um intercâmbio científico e tecnológico com outros países e certamente isso revela o nosso potencial no setor”.

Projeto ORCANTE

O inventor Marcelo Vivacqua desenvolveu um medicamento à base de papaína, ácido láctico e bromelina (substâncias extraídas do mamão, leite e abacaxi) que é capaz de curar o câncer animal. O ORCANTE, que ainda está em fase experimental, já foi testado em 150 animais e todos apresentaram sucesso no tratamento.

As substâncias do mamão e do abacaxi fazem com que a célula cancerígena perca sua parede protetora, ficando vulnerável à ação da substância do leite, que a destrói.

Fonte: SECTTI-ES

Próximos Eventos