Giro nos Estados

Entre seis capitais, Fortaleza tem a melhor banda larga do país

SÃO PAULO – O terceiro estudo anual sobre banda larga no mundo, realizado pela Universidade de Oxford e pela Universidade de Oviedo, com apoio da Cisco, analisou a qualidade da conexão em 72 países entre 239 cidades.

Os testes foram realizados entre maio e junho deste ano e utilizou dados de mais de 40 milhões de conexões banda larga, através de testes de velocidade da internet (pelo site speedtest.net).

Os resultados apontaram uma melhora na qualidade em 50% em todo o mundo em apenas três anos, com mais países preparados para as futuras tecnologias, como Internet TV e serviços de comunicação em vídeos de alta qualidade. Além disso, a penetração da banda larga nas residências atingiu 49% entre os países avaliados, contra 40% encontrados em 2008.

A média global de velocidade para downloads ficou em 5,9 Mbps e a de upload ficou em 1,7 Mbps. A melhor conexão banda larga se encontra na Coreia do Sul, com médias de downloads em 33,5 Mbps (um aumento de 55% em um ano) e média de upload em 17 Mbps, um aumento de 35% desde 2009.

No Brasil, a média geral de velocidade para downloads ficou em 2,3 Mbps e upload em lentos 449 Kbps. Das cinco capitais avaliadas no estudo, Fortaleza foi a cidade brasileira que teve o melhor desempenho, atingindo médias de 4,3 Mbps para downloads e 570 Kbps para upload. Brasília ficou em segundo com 4,1 Mbps para downloads e 509 Kbps de upload.

Em seguida está Salvador (3 Mbps em downloads e 448 Kbps em uploads), Belo Horizonte (2,8 Mbps download, 448 Kbps upload), São Paulo (2,1 Mbps download, 421 upload) e Rio de Janeiro (1,9 Mbps download e 452 Kbps upload).

O estudo também analisou a qualidade da banda larga móvel e constatou que 10% dos usuários desse tipo de conexão já usufruem de uma experiência similar àqueles que possuem banda larga fixa.

Fonte: Info Exame

Próximos Eventos