+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Ensino inovador com tablet na Faculdade Fucapi é destaque internacional

Experiência inovadora no ensino com dispositivos móveis na Faculdade Fucapi ganhou ressonância no 2º Seminário Internacional Inclusão e Integração das TICs na Sala de Aula, realizado em Portugal pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad) e Universidade de Vigo, que discutiu assuntos relacionados às novas tecnologias de informação e comunicação aplicadas na sala de aula.

A temática foi levada pela coordenadora do Núcleo de Produção de Conteúdos (Nupco) do Departamento de Educação da Fucapi, Narle Teixeira, que apresentou no evento os resultados de um projeto realizado pela Faculdade Fucapi por meio do Centro de Pós Graduação e Extensão (CPGE) em parceria com a multinacional Samsung.

Segundo Narle Teixeira, o projeto teve como objetivo a realização de um curso de MBA em que a infraestrutura, materiais e mediação didática ocorressem com o uso de um dispositivo móvel (tablet). “O projeto consistiu na construção de um método para condução das atividades, a criação de modelos gráficos para identificação dos materiais didáticos, a realização de assessoria pedagógica dos professores na elaboração de suas estratégias de ensino com o uso da tecnologia móvel e um processo de acompanhamento e avaliação dos resultados parciais e finais do projeto”, explicou. Além da apresentação oral no evento internacional, o trabalho foi publicado como capítulo do livro ‘Rumo à inclusão educacional e integração das TIC na sala de aula1, título que reúne todas as pesquisas e relatos apresentados no Seminário Internacional.

O artigo científico intitulado ‘Desafios da educação na região Amazônica’ teve autoria de Narle Teixeira e co-autoria dos pesquisadores Joaquim Escola, docente da Utad; William Malvezzi, coordenador do Centro de Pós Graduação e Extensão da Faculdade Fucapi; engenheiro de software Wallison Coutinho e engenheiro líder André Fereira Neto, ambos da Samsung Instituto de Desenvolvimento em Informática (Sidia).

Projeto ocorreu em parceria com Samsung e Fucapi

Narle Teixeira informou que o primeiro módulo foi iniciado em março de 2013, tem-se ao longo desse período os seguintes produtos elaborados: 20 roteiros de aula, design instrucional de 72 aulas, totalizando 2.527 slides de conteúdos com soluções visualmente atraentes e buscando favorecer a aprendizagem.Organizado em 24 módulos, o curso de MBA em Gerenciamento de Projetos ocorreu com atividades de ensino e aprendizagem com a mediação do dispositivo móvel em sala de aula.

Além disso, segundo ela, o acompanhamento das aulas já gerou cerca de 90 registros de indicações de melhoria, seja para a tecnologia ou para o planejamento e a organização do ensino com uso da tecnologia, sempre visando a melhor experiência possível de aprendizagem para o aluno.

“Todas as disciplinas foram acompanhadas de um processo de avaliação didática que envolve aspectos referentes à aula e ao meio utilizado. O principal aspecto indicado como favorecido pelo uso do dispositivo móvel é a interatividade, ou seja, os alunos apontam de forma clara que o tablet proporciona uma aula mais interativa, de maior conexão comunicativa entre professor e turma”, informou Narle Teixeira.

Sobre o seminário

O 2º Seminário Internacional, que aconteceu nos dias 4 e 5 de julho, teve a proposta de ser uma continuidade do primeiro, prolongando o espaço para reflexão e debate sobre os principais problemas que as tecnologias da informação e comunicação têm que enfrentar para a sua integração nas salas de aula.

Há a necessidade de estabelecer políticas que facilitem o acesso a esses meios, equipamentos, ferramentas ao mesmo tempo que se pretende uma escola mais inclusiva, participativa e diversificada, uma escola que atenda a todos os alunos, independentemente das suas características.

Fonte:FUCAPI

Próximos Eventos