Giro nos Estados

Enem: Sete escolas da Faetec ficam entre as dez melhores da rede estadual

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, publicado na terça-feira (26/11), refletiu o bom desempenho das escolas do Estado do Rio de Janeiro. Na classificação das dez melhores da rede estadual, sete são da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e três pertencem à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), que levou o 1º lugar com o Colégio Estadual José Leite Lopes, localizado na Tijuca.

Na Faetec, os destaques são para as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) João Luiz do Nascimento (2º lugar), em Nova Iguaçu, e Ferreira Viana (3ª posição), no Maracanã, que mantiveram a colocação obtida no ano passado. Já a ETE Henrique Lage, em Niterói, avançou dois níveis no ranking em relação a 2012, ocupando agora o 4º lugar.

Segundo o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, o resultado mostra os esforços do governo em prestar ensino público de qualidade e consolida o papel da Faetec como a maior rede de Ensino Técnico do país.

Na sequência, o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), na Tijuca, se manteve no 5º lugar. A 6ª posição é da ETE Visconde de Mauá, em Marechal Hermes, que no ano passado não entrou no grupo das dez melhores da rede estadual.

No ranking, a ETE República, em Quintino, conquistou a 7ª colocação. Já a ETE Juscelino Kubitschek, no Jardim América, ficou com a 8ª, avançando duas posições.

– Mais uma vez as escolas da Faetec garantiram bons resultados no Enem. Isso mostra que os alunos e professores estão comprometidos e empenhados. Esperamos e vamos batalhar para que o bom desempenho continue – destaca o presidente da Fundação, professor Celso Pansera.

O Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. Cerca de 500 universidades do país já utilizam o resultado como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

Fonte: SECT-RJ

Próximos Eventos