Giro nos Estados

Encerramento da SNCT no Amazonas apresenta estudos sobre arborização e igarapés

Apresentações de estudos e projetos  marcaram o encerramento da  10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas(SNCT-2013) em Tabatinga.

O primeiro estudo foi  apresentado por Mirna Lopes, com o título “Avaliação da Arborização urbana da cidade de Tabatinga-AM”. Sua pesquisa apontou que a arborização urbana é uma alternativa para o aumento da qualidade de vida da população na cidade. Mas, quando não planejada pode se tornar um problema, para isso um diagnóstico da vegetação é imprescindível.

Já o professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Ercivan Gomes, apresentou trabalho sobre a situação dos igarapés no município. Com o tema “Planejamento Ambiental em Bacias hidrográficas urbanas”, a pesquisa analisou o assoreamento, poluição e desvios de curso das águas e o impacto no meio ambiente.

Outro estudo em destaque foi o que Sandro Ticuna defendeu sobre os “Jovens indígenas comunicadores de São Paulo de Olivença”. O projeto surgiu em 2007, na primeira Assembleia Geral dos Povo Ticuna, quando foram discutidos assuntos como o aumento da desnutrição, alcoolismo e o êxodo de jovens.

PARCERIAS

O evento foi uma parceria entre Ufam, Ifam, CNPq, Semed de Tabatinga e Governo do Estado, por meio da SECTI-AM, Seduc e UEA. Foto: UEA

O evento realizado em Tabatinga mostra a trabalho de interiorização das ações em CT&I no Amazonas. Foto: UEA

A solenidade de encerramento da SNCT-2013 ocorreu no Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB- UEA) e reuniu representantes de várias instituições parceiras, como o coordenador de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Ercivan Gomes; o coordenador geral da Qualidade da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Carlos Eduardo; a diretora do CESTB/UEA, Marcella Cunha; o secretário municipal de Educação de Tabatinga, Enildo Batista e o chefe do Departamento de Apoio à Popularização da Ciência (DAC), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Edemilson Bibiani.

Dentre as palestras e estudos apresentados durante dois dias encontro, destacaram-se as exposições do coordenador nacional da SNCT, Douglas Falcão, e do secretário executivo adjunto da SECTI-AM, Eduardo Taveira.

O evento foi realizado em  parceria com a  Ufam, Ifam, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Semed de Tabatinga e Governo do Estado, por meio da SECTI-AM, Seduc e UEA. A coordenação em Tabatinga  ficou à cargo do professor Clodoaldo Pires Araújo, dos coordenadores do CESTB-UEA e da diretora, Marcella Campos.

O Amazonas foi o Estado com o maior número de atividades registradas na SNCT, 9.256 ações, e o único que realizou ações em todos os municípios. O encerramento da atividades da SNCT-2013 ocorreu na sexta-feira, 13/12.

Fonte: Ciência em Pauta AM

Próximos Eventos