Giro nos Estados

Encerrada Semana de Ciência e Tecnologia em Campina Grande

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é encerrada na Paraíba nesta sexta-feira (25), no Museu Assis Chateaubriand, em Campina Grande, com a presença do coordenador nacional do evento, Douglas Falcão Silva, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia. Faz parte da programação local debate com profissionais da saúde, da educação e do esporte, tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano.

À tarde, houve palestras sobre o perfil da ciência e tecnologia no Brasil e na Paraíba, com o coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Brasil, Douglas Falcão Silva; o coordenador geral da Semana de Ciência e Tecnologia na Paraíba, Claudio Furtado (Presidente da Fapesq – Fundação de Apoio à Pesquisa), o coordenador executivo da SNCT-PB, Fernando Medeiros (UFPB), e o diretor do CCT – Centro de Ciências e Tecnologia/UFCG, Bráulio Maia Junior.

Nesta sexta-feira, também é encerrada a mostra de experimentos de produção industrial, realizada pelo Sesi e as oficinas, com alunos do SESI, alunos do Programa SESI Atleta do Futuro e grupo da 3ª Idade. Nas oficinas, os grupos trabalharão com palestra e circuito de saúde e caminhada orientada. O Sesi fará a culminância das atividades no dia 27 com um grande circuito de saúde.

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte permanece até o dia 27 com atividades esportivas, exposições, palestras, cursos e oficinas, das 9h às 21 h. O Sebrae, através da Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia, estará até o dia 7 de novembro com várias atividades sendo desenvolvidas nos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Sumé e Sousa. O Café Cultura, de Santa Luzia, desenvolveu durante toda a semana uma programação especial dedicada à Semana de Ciência e Tecnologia, com exibição de filmes, aula especial sobre pH da água e campanha contra o desperdício de água, projeto Espaço Solidário de Leitura, excursões científicas, campanha seletiva de resíduos sólidos, entre outras atividades que se estenderão até esta sexta.

O Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cuité, realiza de 11 a 13 de novembro sua programação da Semana de Ciência e Tecnologia, com oficinas, cursos, palestras e exposições. Várias universidades e escolas públicas e privadas participaram do evento este ano com atividades de educação, saúde e esportes, que vão proporcionar mais conhecimento e aprendizado aos alunos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia que tem como objetivo estimular e promover em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.

O tema de 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

Fonte: SERHCT-PB

Próximos Eventos