+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Empresa ‘Moda de Cabide’ reforça economia criativa em Manaus

A partir de aulas na Faculdade Fucapi, um grupo de alunos do curso de Design criou um negócio voltado para a customização de roupas atrelada aos conceitos de design de moda. Trata-se da empresa ‘Moda de Cabide’, recém-lançada para atender a um público que busca acompanhar o ritmo acelerado da moda e das tendências, mas com preço acessível.

A professora do curso de Design da Faculdade Fucapi, Narle Teixeira, explicou que tem trabalhado o conceito de economia criativa ainda na perspectiva da graduação. Desse modo, no primeiro semestre de 2014, lançou o desafio da disciplina ‘Projeto em Design’ para a criação de produtos e/ou negócios no campo da economia criativa.“Para tal, fiz algumas aulas para eles sobre o que é esse campo, exemplos de projetos de Design caracterizados como economia criativa e um pouco de políticas públicas”, destacou.

E foi assim que a aluna do curso de Design da Faculdade Fucapi, Alessandra Claudine, junto com os colegas Álex Borges e Jussara Amorim teve a ideia do negócio. “Nosso objetivo é levar a customização para o público que mais consome moda, que segundo nosso levantamento, é composto pelo público B e C. Muitas vezes esse público não consegue acompanhar a velocidade da moda e nem do ciclo de consumo”, afirmou Claudine.

Segundo ela, o nome ‘Moda de Cabide’ foi escolhido porque a ideia do negócio é trabalhar o próprio guarda-roupa do cliente. “Fizemos um estudo com levantamento de informações sobre o consumo de moda e percebemos que o público feminino consome mais moda, mas o masculino também está absorvendo os produtos, especialmente a camiseta Galaxy, que é uma novidade da marca”, explicou.

O grupo de jovens empreendedores da Economia Criativa já está tentando se alocar em uma incubadora de Manaus a fim de ampliar o pequeno negócio. “Já estamos firmando parcerias e há inclusive um investidor interessado”, comemorou.

Os valores das peças customizadas dependem muito do que o cliente deseja fazer na roupa ou acessório, mas geralmente custam de R$ 20 a R$ 25. Os pedidos podem ser feitos por meio da página da empresa no Facebook (https://www.facebook.com/Moda-de-Cabide), Instagram (@modadecabide) e pelo Whatssapp: 9 8201-1287.

O que é economia criativa?

No livro ‘The Creative Economy’, o autor inglês John Howkins conceitua a economia criativa como o conjunto de atividades que resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Pode também ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos.

A economia criativa é formada por atividades relacionadas às áreas de design, moda, arquitetura, Pesquisa & Desenvolvimento, mercado editorial, mídia, publicidade, artes, artes cênicas, biotecnologia, desenvolvimento de softwares, computação, telecomunicações e expressões culturais.

Fonte: FUCAPI

Próximos Eventos