+55 (61) 9 7400-2446

Giro nos Estados

Empresa Incubada do Parqtel desenvolve equipamento de higienização por meio de luz ultravioleta

A empresa pernambucana Senfio, incubada no Parqtel, desenvolveu um equipamento que realiza a desinfecção de ambientes através do uso de luz ultravioleta (Luz UV). Os componentes eletrônicos e o software do produto foram desenvolvidos e testados no Centro de Manufatura Avançada (CMA) do Parqtel. O equipamento chamado de Escudo Senfio já está sendo utilizado na sala de aula de uma escola do Recife. O equipamento foi destaque em reportagem no telejornal NE2 da Globo Nordeste, no dia 17 de novembro.

A Organização Mundial da Saúde diz especificamente que as lâmpadas UV não devem ser usadas para desinfetar as mãos ou outras áreas da pele, por serem nocivas ao corpo. Nesse sentido o sistema utilizado pelo equipamento da Senfio possui um protocolo de segurança que não permite que seja utilizado enquanto houver pessoas no local da desinfecção. Antes de ligar o aparelho é preciso fazer o reconhecimento facial do usuário e desocupar o ambiente. Apenas quando o local estiver completamente isolado e sem ninguém é que o sistema emite os feixes de luz ultravioletas.

A produção desse equipamento no ambiente do Parqtel reforça a necessidade do governo de Pernambuco proporcionar fomento nas ações de fortalecimento da indústria pernambucana, sobretudo no que diz respeito a inovação. O exemplo da Senfio mostra que uma necessidade de saúde pública, pode ser uma grande oportunidade de negócio, e que com as condições ideais, uma boa ideia pode virar um produto e ganhar mercado.

Fonte: SECTI PE

Próximos Eventos